Minas Gerais, por meio de fazendas em Sacramento, Montes Claros e Uberlândia, está presente no grupo Simental Brasileiro que tem o apoio da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS)
O Simental Brasileiro, grupo que se inicia com 18 dos melhores criadores da raça e visa demonstrar a eficiência do Simental para utilização em cruzamentos industriais, sobretudo a pasto, para a produção de melhores animais, conta com a presença de três integrantes do Estado de Minas Gerais, um deles Antonio Carlos Oliveira, mais conhecido como Carlinhos Batista, criador do município.
A estreia do Simental Brasileiro nas pistas já tem data certa para acontecer. Será na 48ª Exposição Agropecuária de Uberlândia, evento que acontecerá entre os dias 29/8 e 7/9 e contará com o patrocínio do grupo e uma participação diferente: ao invés de colocar os animais nas argolas, serão colocados em currais. Nos julgamentos, esses animais estarão nas baias e os dados técnicos terão valor além da análise fenotípica.
A participação em outros eventos também já está confirmada pelo grupo, como na Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho (SP) – onde já estão 13 animais na Prova de Ganho de Peso do IZ, e planos para a viabilização de um leilão em 2012 com animais meio sangues, reunindo 30 touros e 10 fêmeas com a marca Simental Brasileiro. E em todos eles Carlinhos Batista marca presença, levando o nome de Sacramento.