Cairon César Santana Mota, proprietário do Supermercado Renata, recebeu o título de Empresário do Ano 2011, o maior prêmio empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), em solenidade realizada em Araxá, no Tawa Grande Hotel e Termas de Araxá (Estância do Barreiro), dia 21 de outubro.
Para o empresário Cairon, foi uma alegria receber a notícia da indicação. “Foi uma felicidade, motivo de muita alegria, porque estamos numa cidade com excelentes comerciantes e me destacar entre eles, para mim foi um orgulho. Sacramento tem o privilégio de ter comerciantes tradicionais, homens honestos, trabalhando muito bem, e nós, nos destacando entre eles, é motivo de muita alegria.
Reconhecido pelo trabalho, Cairon, porém, dividiu o prêmio com a esposa Renata. “Eu fui receber o prêmio, mas, na verdade, ele não pertence só a mim, mas também à minha esposa Renata e juntos o estendemos também aos nossos funcionários e clientes.
Supermercado Renata, uma história de sucesso
Cairon Cesar 45, conquistense, filho de Antonio Mota e Odete Maria de Jesus, chegou a Sacramento com a família aos oito anos e aqui fincou pé com os pais, estudando na escola Coronel José Afonso e Barão da Rifaina. Cedo iniciou no trabalho, ajudando no açougue do pai e daí, com o apoio e incentivo do próprio pai, foi um pulo para ter o seu próprio negócio. “Papai tinha dois açougues, queria vender um e eu me aventurei em sociedade com meu amigo, Carlos de Araújo. Foi meu primeiro empreendimento como autônomo. Tive depois a oportunidade de ter um açougue na vila de Jaguara, ainda nos tempos em que a vila da Cemig era bem movimentada”, recorda.
A história do Supermercado Renata é uma daquelas raras histórias em que se misturando amor e negócio tudo tem que dar certo. “Eu namorava a Renata e tivemos o convite para comprarmos o Supermercado Renata, do Plínio Manzan. Aceitei a sociedade. Renata e eu numa parte e meu cunhado, Rogério, com a outra. Começamos aqui em julho de 1990 e nunca mais paramos nesses 21 anos”, conta ao lado da esposa que se tornou sócia do empreendimento, ainda como namorada.
O casamento aconteceu seis anos após, em 1996, e Renata confirma: “Foi uma sociedade bem sucedida no amor e nos negócios e, quando nos casamos, já éramos só nos dois na sociedade”.
Em breve, o Supermercado Renata inaugura um novo e imponente prédio com 1.000 m² de área construída, na rua Uberaba, mas ainda no mesmo bairro. O amplo estacionamento do novo supermercado tem capacidade para estacionar 40 veículos.
O casal espera inaugurá-lo em dezembro próximo. ‘‘A idéia inicial é de inaugurá-lo para o Natal, mas ainda estamos dependendo do andamento final das obras. O importante é que queremos fazer dessa inauguração um presente para a comunidade de Sacramento, proporcionando aos nossos clientes muito mais comodidade’’ , disse.
21 anos vencendo desafios...
Nesses 21 anos, Cairon e Renata enfrentaram e superaram muitos desafios, inclusive os planos econômicos. “Quando estávamos começando, pegamos o Plano Collor, que reteve o dinheiro do povo, mas felizmente, como tínhamos pouco dinheiro, não tivemos praticamente nada retido e foi nossa sorte, porque pudemos comprar alguma coisa.
Vivemos também aquele período da inflação alta, em que as pessoas recebiam e tinham que gastar logo o dinheiro. Os preços mudavam muito, todo dia. Foi a época da 'maquininha' remarcar os preços, diariamente. Quando caiu a inflação até estranhamos. E, claro, vivemos momentos bons também, mas sempre com os pés no chão.
E houve até um momento em que bateu um certo desânimo. “Em 2002, meio desanimados e cansados vendemos o supermercado, mas mantivemos o prédio. Fomos mexer com outra coisa, uma lojinha de preço único e o restaurante do Trevo, além de outros negócios.
Um dia, o pessoal que estava aqui quis parar e decidimos retornar ao ramo de secos e molhados. Mas decididos a não ficar na mesmice. Combinei com Renata que iríamos crescer. Fizemos uma boa reforma no prédio, procuramos novas marcas, promoções, novos horários e deu certo.
E como deu certo! Daquele início, há 21 anos, onde Cairon, Renata e um entregador iniciaram o seu pequeno comércio no bairro Perpépuo Socorro, hoje o Supermercado Renato conta com 37 funcionários e seis veículos para atender a demanda, um caminhão, dois Fiorino, dois triciclos e uma moto para maior rapidez nas entregas para toda a cidade.
O diferencial do Supermercado Renata
O diferencial do Supermercado Renata, para Cairon , está no correr atrás de novas marcas e novidades promocionais. “Sacramento tinha o tradicional e nós apostamos na inovação, trazendo aquilo que os fregueses não encontravam na cidade e com bons preços. Além disso, a opção de fazer as compras num único lugar. Assim, incluímos no mesmo espaço, uma padaria, um açougue e uma banca de verduras, uma novidade para Sacramento”.
E começamos a vender super bem, inclusive na padaria e açougue, aliado a um atendimento também diferenciado de nossos funcionários, com muita cordialidade e atenção aos clientes. E Deus nos ajudou para colocarmos pessoas certas para nos ajudarem, pessoas capazes, competentes, experientes e honestas. Isso tudo soma no diferencial”, destaca.
Renata, a companheira de todas as horas
Reconhecendo a presença imprescindível da esposa Renata nos negócios e no seu dia a dia, Cairon confirma o ditado de que, ao lado de um homem bem sucedido há sempre uma grande mulher. “Com certeza a presença de Renata foi importantíssima nisso tudo e na minha vida. Tudo o que fazemos é em conjunto, qualquer passo que vou dar é em conjunto, até mesmo em relação á equipe de funcionários. O Supermercado Renata tem sua base na nossa ação conjunta”.
E, Renata Ribeiro Bizinoto, há mais de 20 anos está ao lado de Cairon, no início como namorada, hoje como esposa e sócia no supermercado, acompanhou de perto a entrevista e destaca os desafios superados e a sua alegria pela premiação.
“- Foi uma emoção muito grande receber a notícia dessa premiação, porque foram anos de muita luta. Começamos numa época que não havia computador, era a maquininha de somar, porém havia a confiança do freguês na gente e nós sempre ali na frente no caixa. Hoje, com o nosso crescimento, ás vezes, nem tenho tempo de estar ali na frente, uma coisa que eu gosto de fazer. Foram muitas lutas, muitos desafios, muitas noites sem dormir, abrimos mão de muitas coisas. Nosso filho ficou muito sozinho, mas vencemos, sempre tomando decisões juntos. Essa premiação vem coroar isso tudo”.
Agradecimentos são muitos tanto de Cairon como de Renata “A Deus, a nossas famílias que sempre nos deram total apoio, aos funcionários que são em grande parte responsáveis pelo nosso sucesso, aos clientes que são a razão de tudo e à Associação Comercial e todos os que nos escolheram para receber esse prêmio”.