Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Banda Lira do Borá tem cadastro na Secretaria de Cultura de MG

Edição n° 1277 - 30 Setembro 2011

O músico e professor, Thales Bianchini, da Banda Lira do Borá, interpretando o pensamento da Associação Musical de Sacramento, em carta à redação, afirmou que a Banda Lira do Borá tem, sim, cadastro na Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e também na Fundação Nacional de Artes (Funarte), sob direção do Ministério da Cultura.

Disse mais o professor que “a Banda Lira do Borá, bem como o Coral Edim Neves, são conjuntos musicais mantidos pela Associação Musical de Sacramento (nome de Pessoa Jurídica),  e estão legalmente constituídas como instituições, com situação Ativa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, com estatuto devidamente registrado e fundação datada em ata aos 28 de novembro de 1965”.

Os esclarecimentos da Associação, se devem ao fato do ET ter publicado na última edição a matéria, 'Governo de Minas doa instrumentos musicais', e de ter questionando no  box, 'O povo quer saber', se a Banda Lira do Borá estava devidamente cadastrada na referida Secretaria, condição 'sine qua non' para receber doações que, este ano, ultrapassam, R$ 5,6 milhões. 

Esclarece mais a Associação, na carta do músico Bianchini, o seguinte:

“As doações de instrumentos, bem como de partituras e cursos/oficinas de aprimoramento, não ocorrem 'anualmente', como 'o povo questiona', mas apenas por abertura de editais específicos para tais fins, que podem ocorrer anualmente, bienalmente ou a espaços de tempo mais delongados. Sendo possível a participação em tais editais somente por meio de apresentação de projetos que descrevam detalhadamente os objetivos, justificativa e relatórios de execução do projeto.

Outros fatos importantes a serem mencionados são que, os últimos kits de instrumentos recebidos foram no ano de 1998 e de 2001 feitos por intermédio dos agentes políticos, Adelmo Carneiro Leão e Virgílio Guimarães, que conseguiam as doações e as encaminhavam como se fosse verba conseguida exclusivamente por eles. Após esses fatos, é que a diretoria da Associação Musical de Sacramento tem realizado por sua própria conta a inscrição nesses órgãos e a participação nesses editais, sempre que possível.

A Associação Musical de Sacramento convida a população de Sacramento a participar da Banda Lira do Borá e do Coral Edim Neves e encontra-se com sede à Av. Coronel José Afonso, 158 fundos (Casa da Cultura). O Maestro Paulo Constâncio da Silva está à disposição para ministrar aulas de música às segundas e terças-feiras. As aulas de teoria e instrumento são gratuitas e a Associação pede apenas o compromisso do aluno, ao tornar-se músico, de participar da Banda Lira do Borá e/ou do Coral Edim Neves”.