O secretário de Cultura e Turismo, Amir Salomão Jacob, inaugurou, na tarde do dia 1º de dezembro, na Sala Esperança Gobbo, do Arquivo Público, o acervo de documentos e mapas históricos do município de Sacramento que datam do século XIX, durante o tempo em que o Desemboque era ainda sede de julgado, e início do 20.
A cerimônia, que iniciou com as bênçãos do local, proferidas por Pe. André Camargo, contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, presidente da Câmara, José Maria Sobrinho, vice-prefeito PedroTeodoro Rodrigues, vereadores, secre-tários e alguns convidados.
Ao explicar os motivos de todo o trabalho de empacotamento de cerca de 400 documentos entre livros e folhas avulsas, além de mais de 100 mapas e plantas de prédios, o secretário explicou como foi feito o trabalho. “Tivemos todo o cuidado possível para acudir ao máximo os documentos, num trabalho minucioso de limpeza. Primeiro, usando pinceis, varremos página por página dos documentos, depois foram embalados em papel alcalino, próprio para a conservação e envolvidos em plástico para evitar a entrada, por exemplo de cupins e traças e devidamente catalogados”, disse.
Para o secretário, o trabalho feito permitiu preservar a história do município. “Agora quero crer que a parte histórica da cidade está aqui preservada”, afirmou, mostrando livros de atas da Câmara do Desemboque, documentos relativos à compra e venda de escravos no município, recibo de espórtulas (esmolas) dadas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Desemboque, entre 1834 a 1857, mais de duzentas habilitações de casamento feitas no cartório do Desemboque, dentre outras.
Segundo Amir, os documentos foram organizados por temas e registrados no computador. “Os pacotes foram catalogados e registrados no computador para, no caso de alguma pesquisa, o pacote ser encontrado. Também os mapas passaram por uma limpeza e acondicionados dentro de canudos, cada um com sua respectiva identificação”, disse.
O trabalho, segundo o secretário, não terminou. “No próximo ano, com o assentimento do prefeito Wesley, vamos digitalizar todo esse acervo para colocá-lo à disposição dos interessados para pesquisa via internet, para que não seja necessário mexer mais nos documentos originais, que ficarão preservados como prova de toda a história do município”, justificou.
O secretário mostrou também a imagem restaurada de Na. Sra. da Rosa Mística. “Essa imagem estava totalmente estragada, corroída e foi totalmente restaurada pela Linda Bonatti Crema, que o fez gratuitamente e nós vamos retorná-la à Gruta, no próximo dia 8, numa redoma de vidro”, informou.