Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ângelo Loiola é palestrante em Congresso nos Açores

Edição n° 1278 - 07 Outubro 2011

O ortodontista sacramentano, Ângelo Vicentini Loiola, está esta semana na ilha dos Açores, participando como palestrante do XVIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia, que encerra no dia 8,  no Hotel Royal Garden,  em Ponta Delgada, a maior cidade do arquipélago, ponto de passagem do turismo transatlântico, famosa pela sua arquitetura, cultura e gastronomia.

Ângelo Vicentini Loiola está entre os 17 palestrantes de renome internacional, presentes ao evento, com espaço para proferir duas palestras: a primeira abordando o tema,   “Casos assimétricos. Um desafio na era da estética?", onde o  autor propõe através da abordagem de casos clínicos, a elaboração de diagnóstico, plano de tratamento e aplicação de estratégias biomecânicas, visando à correção de problemas assimétricos dentários e a preservação da harmonia facial, na expectativa de responder aos desafios a que se coloca à Ortodontia contemporânea. 

A segunda palestra trata do PMA (Protrator Mandibular Arqueado): Aplicações Simétricas e Assimétricas, quando Ângelo  demonstra (hands on) em typodonto a partir das indicações demonstradas em casos clínicos, a instalação, ativação e reativação deste dispositivo médico, para casos simétricos e assimétricos.

Falando ao ET, Ângelo reconhece que sua participação no Congresso é fruto do trabalho que vem realizando. “Considero que o convite para participar como palestrante é fruto do meu trabalho e  das oportunidades que tivemos juntos com a equipe com a  qual trabalhamos desde 1995. É uma equipe de estudiosos e que a cada ano procura enviar alguém para fora para buscar novas informações, novas técnicas, estudos, pesquisas. Em síntese, esse convite é resultado de todo um trabalho que vem se sedimentando desde 2008, quando tive a oportunidade de começar a trabalhar com o nosso chefe, Dr. Tatsuko Sakima”, afirma. 

Ângelo Vicentini Loyola é sacramentano, filho de Geraldo e Nidi Loyola, mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic- Campinas; especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela EAP- APCD/UNESP, Araraquara professor do curso de especialização em Ortodontia pela EAP- APCD, Araraquara; professor do curso de especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Franca-UNIFRAN; professor do curso de especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas "São Leopoldo Mandic-Campinas"; professor do curso de especialização em Ortodontia do IIMDS – International Institute of Medical & Dental Science, em Lisboa, desde 2006.

Casado com a fonoaudióloga, Luciene Amui, com quem teve três filhos, Gustavo, Bruna e Larissa, o ortodontista Ângelo Loiola, embora atendendo a esses compromissos, é radicado em Sacramento.

Questionado sobre esses conhecimentos se são aplicados na prática de seu consultório, afirmou: “Em termos de biomecânica, com toda a certeza, oferecemos o que existe de melhor no mercado, tanto em materiais, quanto em conhecimento, ou seja, direcionamos as forças da  boca   fazendo com que o dente caminhe na posição desejada e não trabalhando em cima de protocolos ou clichês criados por empresas que anunciam: 'Comprem os meus bráquetes, os meus fios, que você vai colar na boca do paciente e ele vai resolver  o problema'. O nosso aluno  sai do curso sabendo pensar em mecânica, pensar em ortodontia, é um trabalho científico baseado em mecânica, na física, e esse é o diferencial”.