Conquistenses reativam teatro e agora se preparam para um trabalho além fronteiras, através de parcerias com empresas e prefeituras
O Grupo Prevenção Cênica, da cidade de Conquista está prontinho para iniciar a temporada 2010. Conquista, a terra da novelista Janete Clair, conta com um grupo de peso que trabalhou na reativação do teatro daquela cidade. Uma dessas incentivadoras e também atriz é Juliana Menezes, ex-integrante do Teatro Histórias e Canções, de Sorocaba, que, desde 1989 atua teatralmente e, logo que se mudou para Conquista, há dez anos, foi descoberta por outros amantes do teatro.
“- Mudei para Conquista no final de 2000 e, logo em seguida, Eli Di Souza, ator conquistense, convidou-me para fundarmos o grupo Janete Clair, como uma forma de homenagear a escritora. Inclusive, estivemos em Sacramento com a peça “O incompreendido”, na Casa da Cultura em 2002. Fizemos algumas montagens com o Janete Clair, a proposta do grupo era e continua sendo de trabalhos voluntários, doando aquilo que arrecadávamos, porque o grupo é vinculado à Casa Assistencial São Vicente de Paulo, Instituição filantrópica de Conquista, com a proposta de gerar reflexão educativa e arrecadar dinheiro e mantimentos para doações”, explicou.
Ao lado do ator Armando Filiaci Jr, Juliana prossegue, contando como nasceu o Prevenção Cênica. “Como forma de reativar um trabalho remunerado, como o feito em Sorocaba, onde eu morava, foi que nasceu o grupo Prevenção Cênica. Embora formado pelos mesmos integrantes do Janete Clair, o grupo nasceu com uma proposta de parcerias educativas. E temos fechado apresentações com prefeituras e empresas, três deles realizados em parceria com a UHE de Igarapava, os projetos Dengue, H1N1 e agora o projeto Água”.
Além de atriz e diretora, Juliana é uma das criadoras dos textos, exceto o último, o projeto Água, inspirado no livro do Ziraldo 'A água nossa de cada dia' e o 'Sapo Xexéu', baseado em texto de uma revista do projeto ‘Circuito dos Lagos’. “Temos feito peças misturando histórias e canções dentro de esquetes teatrais com temas do momento. Um dos trabalhos, ‘O lixo nosso de cada dia’, foi gravado em vídeo e o inscrevemos no concurso de vídeos da TV Brasil. É um trabalho que apresentamos diversas vezes na abertura das palestras iniciais do 'Semeando o futuro', de Fred Crema.
Grupo ‘Prevenção Cênica’ está pronto para temporada 2010
Para 2010, o grupo está com inúmeros trabalhos para serem vendidos. “São trabalhos que interessam sobretudo às pessoas que vêem no teatro um instrumento eficaz de educação e que querem, dentro de empresas, escolas, substituir a linguagem das palestras por algo mais descontraído, mais envolvente e eficaz, que é a linguagem teatral”, justifica Juliana, acrescentando que busca criações abrangentes e para todas as idades. “Cada vez mais a linguagem teatral tem sido usada como instrumento eficaz para educação”, afirma, convicta.
O grupo teatral Prevenção Cênica é composto por um elenco base formado por Juliana e Eli de Souza, além de elementos circulantes, que variam de acordo com as possibilidades de cada um. “Por isso, é preciso fazer o agendamento prévio para as apresentações”, ressalta a diretora, lembrando que o grupo não vive só de teatro. “Temos que nos organizar com pelo menos um mês de antecedência”, explica.
Juliana aproveita para fazer um 'marketing' do grupo. “Fornecemos material de divulgação junto com a tabela de preços, fazemos pacotes com descontos. São peças curtas, pra não ficar cansativo, peças que cabem nos setores das empresas sem precisar parar funcionários. Nas peças dos projetos Trânsito e Água, a troca do figurino acontece em cena. Esse é um formato teatral que cabe em qualquer lugar. A empresa dá o tema, a gente trabalha e apresenta o trabalho”, explica.
Os interessados podem contatar o grupo pelos telefones (34)8846-7920 (Juliana) e-mail: [email protected]