Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sorelle Presentes comemora 30 anos

Edição n° 1220 - 27 Agosto 2010

 

Um coquetel regado a bombons e champanhe, desfile com lindas manequins e lançamentos de produtos para um grupo de fieis clientes e amigas marcaram os 30 anos da Sorelle Presentes, na tarde do último dia 20. Nessas três décadas a Sorelle cumpriu com sucesso o objetivo a que foi criada, colocar à disposição do público consumidor, beleza, bom gosto, decoração e uma grande opção  em presentes finos para decoração, cama, mesa e banho e lingeries. 

Anfitrionando clientes e amigos, as irmãs Cleise e Gina Scalon Cerchi, ao lado da mãe, Cléria Scalon Cerchi, falaram ao ET sobre a história da loja que fundaram em 1980. “A ideia nasceu com a Cleise, quando a mamãe se aposentou. Mamãe sempre foi muito cheia de vida e com a aposentadoria, achamos que ela ficaria um pouco sem atividades e decidimos abrir uma loja. O nome Sorelle veio do italiano e  significa irmãs. O papai sempre foi muito incentivador, nos apoiou, e curtindo muito a ideia foi uma força a mais para abrirmos a loja, primeiro em um prédio alugado, na rua Major Lima, até que ele mesmo adquiriu este prédio atual que já passou por algumas reformas”, recorda Gina.

A novidade na época foi o perfil diferenciado da loja. “O que queríamos era trazer um inovação para a cidade. Começamos quando surgiu o acrílico, que ninguém conhecia e foi um sucesso.  Desde o início, nosso intuito era ter uma loja com presentes mais elaborados, diferenciados, criativos”, conta, Gina, que por quase 20 anos foi a administradora direta da loja, ao lado da mãe.  

No início, como a irmã Cleise trabalhava como professora e residia em Uberaba, coube à irmã, Gina, administrar os negócios, por quase 20 anos. “Como a Cleise morava e trabalhava em Uberaba, eu acabei assumindo a direção da loja ao lado da mamãe, cujo tino de lojista e de administração era maior do que o nosso. Mamãe, além de vender, controlava todo o estoque, dizia o que deveríamos ou não comprar”, conta mais Gina.

Ao deixar a loja, quando passou a trabalhar no Laticínio Scala, outra empresa de propriedade da família, Gina deixou a administração da Sorelle Presentes com a exemplar funcionária, Zeli Ferreira Berlezzi. “Em 2001 comecei a trabalhar no Laticínios passando a administração da loja, à nossa querida Zeli, que está conosco há 25 anos. No princípio era muito trabalho, até as crianças eu as trazia para a loja. Mas a Sorelle sempre foi uma coisa prazerosa, um ambiente muito gostoso, só de mulheres, muita coisa bonita. Antes não havia feiras, então tínhamos que andar em São Paulo, agora é bem mais fácil, são realizadas duas feiras por ano, os representantes estão lá é muito mais fácil”, conta. 

Cleise Cerchi acrescenta outros fatos nos 30 anos de história da Sorelle. “Mamãe aposentou-se como professora, mas em casa esta triste, sem o que fazer. E a Gina estava concluindo o curso de Artes Plásticas, onde fazia com uma amiga, lindas peças de artesanato. Surgiu aí a ideia de uma loja para comercializar essas peças e a mamãe continuar em atividade. Em princípio, mamãe foi contra. '- Como vocês, mulheres, vão abrir uma loja?'. Naquela época eram homens que mexiam com os negócios, principalmente  comércio. Mas fomos em frente. Com o apoio e o incentivo do papai, abrimos uma portinha no prédio do Valdivino Cintra. E, desde o início, o nosso objetivo era o de sempre trazer para Sacramento, algumas novidades e uma opção  mais. E é isso o que sempre buscamos, novidades”, disse, destacando que, embora em Uberaba, sempre esteve ligada à loja.

Mas dona Cléria sempre ocupou um lugar de destaque  na loja, ainda hoje visita-a quase que diariamente. “Na verdade, quem é a comerciante é ela. Ela gosta muito, a vida toda gostou. O pai dela foi comerciante. Ela fez muitas compras em São Paulo durante muitos anos. sempre  muito dedicada. Ela sempre teve tino para o comércio e para a mamãe é uma alegria vir aqui. Durante muitos anos o controle de estoque era dela. Quando ela não podia viajar, nós íamos, mas ela encomendava o que trazer ”, recordou. 

A Sorelle Presentes é um dos patrimônios da av. Visconde do Rio Branco, que conta hoje com  poucas lojas antigas. Por tudo isso, Gina deixa a sua mensagem de agradecimento a todos. “Quero agradecer aos nossos clientes e a todo o povo sacramentano e dizer que para nós, é muito bom manter a loja, continuar esse padrão de loja, sempre inovando e proporcionando aos sacramentanos um lugar prazeroso e com qualidade”, conclui.

A irmã, Cleise, também mostra sua gratidão pela presença da Sorelle Presentes durante 30 anos no comércio local. “Agradecemos a todos que sempre nos deram uma resposta muito boa. Aprendemos com papai e  mamãe, que o trabalho é muito bom, ele nos fortifica nos realiza e, principalmente esse trabalho de comércio nos faz conviver com muitas  pessoas. Por tudo isso, quero agradecer e  queremos continuar contando com  esse convívio. Isso traz energia”. 

Dona Cléria, com a simpatia de sempre, também deixa a sua mensagem. “Hoje, 30 anos da loja, é uma emoção. Quando aposentei, fiquei muito apaixonada de deixar as colegas. O pensar em perder aquele convívio de muitos anos me deixou muito triste. Chorei e aí veio loja, que preencheu o vazio. Aqui eu encontrava minhas colegas, conhecia outras pessoas, ia para São Paulo fazer compras. Adorava as compras lá... Foi muito bom a loja”. 

Na comemoração dos 30 anos, muitas novidades em vista: uma delas a chegada da coleção Primavera Verão, cujo lançamento aconteceu na sexta-feira, 20, com a presença de clientes e amigos, que além de concorrer a sorteios e brindes, desfrutaram do agradabilíssimo aconchego da Sorelle, ou das irmãs, Gina e Cleise, e da simpatia das funcionárias Zeli, Sandra e Andréia. E por falar em Zeli, ela  emocionou-se ao falar dos 30 anos da loja. “Dona Cléria, Cleise todas são importantes para mim, mas Gina é uma pessoa especial e todos sabem disso e, só tenho a agradecer a Sorelle por tudo, pela confiança, pela amizade...” E haja lágrimas!!

Uma das visitantes, que fez questão de vir abraçar as empresárias foi a simpaticíssima Vera Lúcia Pires, ex-promotora de Sacramento, onde deixou muito amigos. 

“- Meu coração está aqui em Sacramento. E a Sorelle é um símbolo de elegância, beleza para a cidade e símbolo de amizade, porque o carinho com que as empresárias e funcionárias recebem as clientes é como se estivéssemos numa família. É uma coisa diferente que não se encontra em lugar nenhum. É um atendimento especial. E, foi através da Sorelle que conheci muita gente, fiz muitas amizades. Marcou muito a minha vida e é esta grande amizade que me traz a Sacramento, para participar desse momento significativo para elas e para Sacramento, que amo tanto”, disse.