O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE) realizou eleições no período de 9 a 13/11, para a diretoria estadual e de cada uma das 82 subsedes do Estado e para o Conselho Geral, representantes eleitos nominalmente em cada região. Durante toda a semana, as urnas percorreram as escolas estaduais, das 47 Superintendências Regionais de Ensino.
Para a direção estadual foi inscrita uma chapa, encabeçada pela atual presidente, Beatriz Cerqueira. Das 82 subsedes, apenas os municípios de Contagem, João Monlevade, Juiz de Fora, Vespasiano, Poços de Caldas e Januária a eleição foi disputada com duas chapas.
Em Sacramento, foi eleita a chapa única encabeçada pela professora Augusta de Souza Furtado, com os membros Walmor Júlio Silva, Davi Natal Cintra, Maria Aparecida Manzan, Benildes Zago Gomes, Maura Rosa Camilo e, os conselheiros, Álvaro Reis e Carlos Alberto Cerchi.
O Sind-UTE/MG, fundado em 1979, com o nome de UTE - União dos Trabalhadores do Ensino – é, atualmente, o segundo maior sindicato da educação no país e o maior sindicato em Minas Gerais. A direção estadual é composta a partir desta eleição, por 64 membros sendo, 20 obrigatoriamente da região metropolitana de Belo Horizonte e 44 representantes das demais subsedes.