Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento comemora 190 anos

Edição n° 1220 - 27 Agosto 2010

 

Civismo, religiosidade, inaugurações, diversão e lazer marcaram as comemorações dos 190 anos de Sacramento, entre os dias 20 a 24. As solenidades iniciaram na sexta-feira, 20, com a abertura da exposição fotográfica das 100 personalidades mais conhecidas ou populares da cidade, no Paço Municipal; abertura da 30ª  Expogal, com shows diários de duplas sertanejas; 31º Torneio Leiteiro e ; Missa Te Deum, no Desemboque; inauguração do Monumento ao Santíssimo Redentor e do Posto de Saúde Milton Skaff parque de diversões até  a terça-feira, 24.

O ponto alto das festividades cívicas e religiosas aconteceu nos dias 23 e 24. Na manhã de segunda-feira, às 8h00, Missa Te Deum, com o Ofício Divino de Laudes, na igreja mãe, a Matriz de Nossa Senhora do Desterro, no Desemboque, seguida do acendimento da Tocha Olímpica, que foi conduzida por 20 atletas até Sacramento. Sob os acordes da Banda do 4º Batalhão de Infantaria da PM de Uberaba, regida pelo maestro, Tem. Eurico Camilo Gomes Filho, a tocha foi recebida na porta da Igreja Matriz de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, pelo pároco, Pe. Valmir Ribeiro, que a conduziu até o presbitério da Matriz, onde foi entregue ao prefeito Wesley De Santi de Melo, que acendeu o Círio Comemorativo dos 190 anos, com o hino gregoriano latino, 'Tantum ergo sacramentum' (Tão grande sacramento) executado e cantado pela orquestra e coral de câmara de Uberaba, Ten Cel. Orialo Benedito da Silva.  

As solenidades prosseguiram com a inauguração, pelo prefeito Wesley e Pe. Antônio de Souza, do monumento em honra ao Santíssimo Sacramento, na Praça Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, totalmente urbanizada, cujo cuidado e preservação ficará a cargo do Laticínio Scala. 

Na terça-feira, 24, feriado municipal, às 10h00, abrilhantada pela Fanfarra da EE Cel. José Afonso de Almeida, o prefeito Wesley De Santi, e a viúva do médico Milton Skaff, Thaís Silveira Skaff, descerraram a placa de inauguração do Posto de Saúde 'Dr. Milton Skaff', no bairro Na. Sra. do Perpétuo Socorro. À tarde, às 17h00, procissão  do Santíssimo Sacramento e da Padroeira da cidade, seguida  da apresentação da peça, 'As terras de Maria Ausente', baseada no livro de mesmo nome do escritor Amir Salomão Jacob, e missa em ação de graças, na Igreja Matriz central. 

 

 

 

Cidade ganha monumento do Santíssimo Sacramento

 

 

 

Inaugurado na noite da segunda-feira, 23, o monumento do Santíssimo Sacramento e a praça de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, na confluência da avenida Domingos Magnabosco com as ruas Virgílio de Melo Franco, Antônio Carlos e Ângelo Crema. A solenidade abrilhantada pela banda do 4º BPM e o Coral do Conservatório Renato Frateschi, ambos de Uberaba, contou com a presença de várias autoridades,  dentre elas o prefeito Wesley De Santi de Melo, vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende, presidente da Câmara Carlos Alberto Cerchi e vereadores, promotor José do Egito Castro Souza,  ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, padre Antônio Borges, párocos Valmir Ribeiro e André Camargos, e um significativo número de pessoas que foram prestigiar o momento. 

O Secretário Amir Salomão Jacob abriu a solenidade justificando  a construção do monumento,  na praça que leva o nome da Padroeira da cidade, Nossa Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, projeto de lei do vereador João Bosco Martins e sancionado pelo então  prefeito, Joaquim Rosa Pinheiro, em 1993. O secretário destacou trechos da história da cidade, ressaltando a sua religiosidade centrada no Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, que  representam o marco inicial da cultura sacramentana.

Ao som de “Tantun Ergo Sacramentum”, entoado pelo Coral Renato Frateschi, de Uberaba, as placas de inauguração do monumento foram descerradas pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado, respectivamente, pelo missionário redentorista, Pe. Antônio  Borges de Souza, que escreveu uma oração para a ocasião (Ver texto abaixo), e Iara Maria Araújo, representando os descendentes do fundador da cidade, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, cujo busto, esculpido pelo artista goiano Elismar Moura, que esculpiu também o ostensório do monumento.

A empresa Laticínios Scala, numa medida de cidadania,  adotou a praça e será empresa responsável pela sua vigilância  e conservação. O diretor da empresa Leo Luiz Cerchi e e o prefeito descerram a placa nominativa da praça Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. 

O pároco, Pe. Valmir Ribeiro, proferiu as orações e Pe. André Camargos aspergiu com água benta o local. Em seguida, discursaram o ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, que discorreu sobre o Santíssimo Sacramento e a fundação da cidade. E, o prefeito Wesley De Santi de Melo que mais uma vez enalteceu a terra de Sacramento e seu povo, por fim, agradeceu mais uma vez o empenho de todos para a realização da obra.