O Rotary Club, Casa da Amizade, Interact Club e Rotary Kids de Sacramento estiveram em festa no último sábado, 10, no Recanto Prof. José Silveira, para a posse das novas diretorias do ano rotário 2010/2011, presididas, respectivamente, pela advogada Daisy Silvana Maluf Paulino da Costa, Profa. Maria de Lurdes Folleto Vazquez Bruno e as jovens, Gabriela Marques de Rezende e Ana Luisa Folleto Bruno.
O presidente Eurípedes dos Reis Ferreira, antes de passar o cargo à presidenta Daisy realizou o seu último ato, a entrega do distintivo 100% a todos os rotarianos que marcam 100% de presença nas atividades rotárias. E, logo em seguida, Ferreira recebeu o título Paul Harris ao lado do médico Fernando Fernandes Rodrigues que recebeu o título Safira, pelos relevantes serviços prestado ao Rotary.
Os empossados foram prestigiados pela presença de rotarianos locais e das cidades vizinhas, dentre eles, Nelson Araújo, Comitê Distrital de Lideranças Rotárias, acompanhado da esposa, Julieta Garcia de Araujo; Sebastião Leal Rodrigues e Vanda Lúcia Ribeiro, presidentes do Rotary Clube e Casa da Amizade, representando os demais clubes de Uberaba, ex-rotarianos, familiares e amigos.
Novas diretorias do Rotary Clube tomam posse
Após a abertura da solenidade pelo presidente sainte, Eurípedes dos Reis Ferreira, e a oração ecumênica proferida por Nelson Araujo, passou-se aos discursos dos presidentes saintes e dos entrantes do Rotary Kids e Interact, seguida da posse dos novos membros.
Gabriela Carla Ferrari ao fazer o discurso de encerramento, emocionou-se mas falou de sua profícua gestão e desejou sucesso a Ana Luisa Folleto Bruno que também se emocionou chegando às lágrimas ao falar de seus objetivos frente ao Rotary.
José Mário Maximiliano Martins Lobato falou do trabalho dos jovens e sua atuação na sociedade e, Gabriela Marques Rezende , que assuem o Interact, firmou o compromisso do trabalho dos jovens e o seu engajamento nas ações sociais e na formação de outros jovens.
Antecedendo a posse de Maria de Lurdes Foletto Vazquez Bruno, várias homenagens se seguiram, após a mensagem de Maria Crema Mendes. Maria Regina Santos Kondo agradeceu o apoio recebido das companheiras ao passar o cargo a Lurdes, que ao discursar, destacou a importância do trabalho das Damas da Casa da Amizade e conclamou o apoio de todas.
O título Paul Harris foi criado em 1965, em homenagem ao fundador da instituição, Paul Percy Harris, para homenagear rotarianos e outros que contribuem anualmente com US$1.000 ou mais ao Fundo Anual para Programas, Pólio Plus ou Subsídios Equivalentes, os quais, por sua vez, financiam a implementação dos programas humanitários, educacionais e culturais da Fundação Rotária.
Após receber homenagear os companheiros 100% e receber o título, Eurípedes Ferreira emocionou-se ao ouviu as palavras elogiosas de José Vilela de Moura Leite, que iniciou dizendo que não falaria de Ferreira, não como presidente do Rotary, mas como pessoa, enaltecendo o companheiro e mostrando suas lições de vida.
Ferreira emocionou-se também ao agradecer pela confiança à frente do Club e destacou o trabalho da sobrinha Gabriela Carla Ferrari. Ambos não conseguiram segurar as lágrimas.
Igualmente, Daisy emocionou com a saudação do irmão José Armando Maluf e logo em seguida apresentou o banner, com o lema, “Fortalecer comunidades unir continentes', entregue pelo rotariano Bruno Scalon Cordeiro, governador assistente da área I.
Discursaram além dos presidentes saintes e os novos, também Maria Crema Mendes, Agnes Elizabete Vieira Silvano, Bruno Scalon Cordeiro e Marília Maluf Paulino da Costa.
Deixo a presidência com a certeza...
“Das nossas metas, 70% delas foram realizadas. Não consegui fazer todo o trabalho, mas as metas concretizadas, julgo que foram e grande alcance, como o trabalho na Cadeia Pública, no Lar São Vicente de Paulo. Posso considerar que foi muito bom, devido à participação dos nossos companheiros e das damas da Casa da Amizade. Além disso, conseguimos realizar alguns sonhos aqui na sede como a construção da churrasqueira e a ampliação da cozinha. Deixo a presidência com a certeza do dever cumprido”.
“Eu pensava que essa pessoa simples que sou não teria condições e capacidade para ser presidente de Rotary, mas me lembrei de alguma coisa que me pai sempre me falava: que dinheiro ele não tinha para me dar e que a única coisa que ele poderia me oferecer era respeito, sinceridade e trabalho e que muitas vezes na vida, eu encontraria vários obstáculos e que esses obstáculos eu teria que superar. Foi aí que tomei a decisão de chegar à presidência do Rotary e agradeço de coração aos rotarianos que a mim confiaram o cargo e aos meus familiares”.
(Do presidente Eurípedes dos Reis Ferreira)
Nossa meta será o companheirismo
“Nossa meta será o companheirismo, queremos arregimentar o companheirismo dentro do Rotary e buscar dar o melhor para as nossas entidades, aos nossos jovens. Por isso, as comissões já estão formadas. Não vamos trabalhar sozinhos, mas um trabalho unido com todos. E o fato de os governadores assistentes serem de Sacramento acredito que vão nos ajudar muito”.
“Existem muitos goleiros por aí, de times famosos, que nós rotarianos temos para que desapareçam do nosso mundo e que nós só vamos conseguir trabalhando com o Rotary Kids, com o Interact, com o Rotaract, com as famílias. Unir continentes é unir famílias, buscando assim um mundo melhor”.
(Da nova presidente, Daisy Silvana Maluf Paulino da Costa)
“Tivemos um bom ano, com vários trabalhos, fizemos o que pudemos dentro do possível. Se tivesse que dar uma nota, ela seria 8, pois as principais metas foram atingidas e desejo sucesso à Lurdes e vamos continuar trabalhando juntas”.
(Da presidente Maria Regina dos Santos Kondo)
“Nossas metas são muitas, mas são sobretudo, estreitar laços no companheirismo, atender uma criança, ou uma entidade ou uma sala de aula, dentro de nossas possibilidades, assistência ao idoso e estar atentos aos recursos hídricos. Acredito que se conseguirmos fazer alguma coisa nessas frentes será excelente”.
(Da nova presidente, Maria de Lurdes Folleto Vazquez Bruno)
“Tivemos um ano bom com muitos projetos e na medida do possível, buscamos dar o nosso máximo nessa gestão à frente de projetos, nas visitas assistenciais, enfim no engajamento social”.
(Do interactiano José Mário Maximiliano Martins Lobato)
“Como presidenta do Interact, pretendemos continuar o trabalho que já vinha sendo feito como as visitas a entidades, a generosidade ao próximo, aos mais necessitados e, sobretudo, queremos trabalhar o jovem para tê-lo engajado na sociedade e nas questões que demandam assistência. Mais jovens no Interact é sinônimo de mais participação e de formação”.
(Da nova presidente Gabriela Marques de Rezende)
“O Rotary Kids, para nós menores de 14 anos, nos ensina a termos mais responsabilidade, a trabalhar em grupos, respeitar idéias e voltar os olhos para os problemas sociais. A gente não pode ter medo se vai dar certo ou não, tem que ir em frente com um projeto, um de cada vez. Valeu a pena essa experiência”.
(Da presidente Gabriela Carla Ferrari, que agora assumiu o Interact)
* Queremos resgatar alguns projetos e criar projetos novos. Esse ano da Gabriela foi muito bom e o que ela começou tem que ter continuidade e nós no Rotary Kids podemos fazer a nossa parte”.
(Da nova presidente, Ana Luísa Folleto Bruno)
“Ajudei a fundar esse clube e tenho muito carinho por Sacramento e por esse clube, que é referência e que presa um trabalho extraordinário na cidade”.
(De Delson Araujo, do Comitê Distrital de Lideranças Rotárias, que entregou o martelo de pau-brasil à nova presidenta, Daisy Costa, e sócio honorário do Rotary sacramentano)
“Vou falar de Ferreira como pessoa, que mostrou que a vaidade é coisa de pessoas pobres de espírito, que nos mostrou a humildade, a simplicidade. Você nos ensinou muito e somos extremamente gratos a você, que foi muito corajoso. Com apenas dois anos de Rotary atendeu o clamor de todos nós. Se estivemos a contento ao seu lado, eu não sei, mas você assumiu essa responsabilidade, com uma vontade muito grande de fazer acontecer...Todos nós rotarianos gostaríamos de pedir que nos faça um favor, quando vice estiver sentado com seus netos e falando a eles da importância do Rotary, faça algo mais, diga-lhes que em nome de todos os companheiros rotarianos, que você deixou um legado para o clube de Sacramento, de simplicidade, humildade, sinceridade, trabalho, lealdade, honestidade, companheirismo e união”.
(De Joel Vilela, saudando o presidente Ferreirinha)
“Falar da minha irmã Daisy é fácil é falar de suas qualidades: determinação, companheirismo, capacidade de doar-se. Estou deixando minha alma falar, e sei que agora a nossa mãe, lá de cima está com um largo sorriso de felicidade ao ver sua filha trilhando no legado que ela nos deixou”.
(De José Armando Maluf, saudando a nova presidente Daisy)
As novas diretorias
Rotary Club
Presidente: Daisy Silvana Maluf Paulino da Costa
Vice presidente: Joel Vilela de Moura Leite
Secretários: Marco Aurélio M. Borges e Jaime Eduardo Araújo
Tesoureiros: Alvair Carvalho de Almeida e José Cassimiro Filho
Protocolos: José Alberto Borges e Carlos Humberto Primo
Oradores: José Carlos Siviere e Pedro Teodoro Rodrigues de Resende
Fundação Rotária: Silton Antonio Silva
Serviços Internos: João Bosco Aparecido
Quadro Social: Fábio Luiz Sebastião
Diretor de Patrimônio: José Luiz Vazquez
Companheirismo: Yolanda Silva, Ana Edina Carvalho e Ferrúcio Bonatti Melo
Diretor de Assistência ao Interact: Maria Crema Mendes e Mara Mariano
Diretor Assistente do Rotary Kids: José Carlos Siviere e Ana Maria Alves Siviere
Banco de Cadeiras de Rodas: Eurípedes dos Reis Ferreira.
Diretor Assistente de Programação de Rádio: Maria Devós.
Diretor de Meio Ambiente: Joel Vilela de Moura Leite
Diretor de Relações Empresariais: José Ezequiel Dantas
Coordenadora de Relacionamento e Companheirismo Rotary e Casa da Amizade: Lilian Vicentini
Coordenadores de Projetos Internacionais: Marcelino Henrique e José Armando Maluf.
Casa da Amizade
Presidente: Maria de Lurdes Folleto Vazquez Bruno
Vice: Maria Crema Mendes
Secretárias: Maria Regina dos Santos Kondo e Natalina Jerônimo
Tesoureiras: Isabel Cristina Araujo de Moura e Maria do Carmo Jerônimo Melo
Protocolos: Margaret dos Santos Maluf e Rosiley Bizinoto
Oradoras: Maria Crema Mendes e Ana Maria Alves Siviere
Companheirismo: Ana Maria Alves Siviere
Diretoras de Projetos: Meri Lúcia Silva Rodrigues, Maria do Carmo Jerônimo Melo e Raquel Rócio A. Silva
Diretoras de Patrimônio: Maria Abadia Santos Sebastião e Agnes Elizabet Vieira Silvano
Diretora de Trabalhos Assistenciais: Maria Abadia Santos Sebastião