Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rotarianos comemoram 19 anos de clube

Edição n° 1197 - 19 Março 2010

Uma reunião festiva na segunda-feira, 15, marcou os 19 anos de fundação do Rotary Clube de Sacramento. Ao abrir a reunião, o presidente Eurípedes dos Reis Ferreira falou de sua admiração a Paul Harris, fundador do Rotary Internacional, dos amigos e padrinhos uberabenses do Rotary local, João Prata e Nelson dos Santos Anjos, exaltando, principalmente, o médico Milton Skaff e demais diretores fundadores do clube, no dia 9 de janeiro de 1991, sendo a carta constitutiva entregue no dia 16 de março.

Os presidentes, Eurípedes Ferreira e Regina Kondo, da Casa da Amizade, homenagearam com diplomas os rotarianos e damas da casa que permanecem no Rotary desde a sua fundação: Fernando Fernandes Rodrigues, Jaime Eduardo de Araújo, José Carlos Siviere, José Cassimiro Filho e Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende; Ana Maria Alves Siviere, Iolanda da Silva, Meire Lúcia Rodrigues e Nilda Recidive Borges, considerando   foram homenageadas por se tratar de pessoas que estão presentes desde a fundação do clube na cidade. Na mesma data, 16 de março,  foi comemorado o 105º aniversário do Rotary Internacional. 

O Rotary Clube de Sacramento foi fundado no dia 9 de janeiro de 1991 e a carta constitutiva foi entregue no dia 16 de março. O presidente fundador Milton Skaff e sua mulher Thais Silveira Skaff, presidenta da Casa da Amizade ocuparam o cargo até o mês de junho, quando passaram as presidências para os ex-rotarianos Vani Ramos e sua mulher Cleusa Rosa Ramos, e a partir daí, outros casais foram se alternando na presidência  do Rotary e casa da Amizade que tantos serviços prestam à cidade. 

Para o atual presidente Euripedes dos reis Ferreira “Sacramento só com essa iniciativa do dr. Milton em trazer o Rotary Clube para Sacramento. São muitas obras assistenciais, além de assistência a pessoas que necessitam. Ao longo desses 19 anos foram muitos contribuições ou financeiras, ou com bens materiais e a presença na sociedade. Vale ressaltar a banco de cadeiras de rodas, que conta hoje com 93 cadeiras de roda emprestadas na cidade sem custo algum, temos também doze pares de muletas e 29 andadores, todos em uso na comunidade. O nosso lema este ano é “O Rotary está em suas mãos” e temos que agradecer àqueles que fizeram com que ele  fosse fundado e pudesse estar completando 19 anos em nossas mãos”.

Ao longo dos 19 anos, foi um ir e vir de rotarianos. Atualmente, o clube sacramentano conta com 29 membros.  E dentre os inúmeros serviços prestados destacamos máquina de lavar e aparelhos de fisioterapia para  o Lar São Vicente de Paulo, energia na Fazendinha, consultório odontológico na APAE, Kombi para a Casa Rosa da Matta, geladeira, mesas, cadeiras e utensílios domésticos para a CIJU São Vicente de Paulo, computadores para entidades, trabalho junto à população carcerária, programas de informação e formação na rádio, dentre outras, além de contribuições no valor de 25 mil dólares à Fundação Rotária, que valeu o título Paul Harris a 25 membros da família rotária.  


As mulheres na vida rotária

 

Uma homenagem especial foi feita às mulheres presentes, através de uma mensagem proferida pelo ex-presidente Joel Vilela Moura Leite e de um sorteio de brindes. Dentre as mulheres presentes, o ET conversou com três, Maria Regina Santos Kondo, presidenta da Casa da Amizade, Ana Maria Alves Siviere, uma das fundadoras da Casa da Amizade e e Dayse Silvana Maluf Paulino da Costa, a primeira rotariana da cidade.

“Comemorar 19 anos do Rotary e  da Casa é comemorar um tempo profícuo de serviços prestados à comunidade. “estamos em festa porque Rotary e Casa da Amizade faz parte de nossas vidas, somos uma família rotária que trabalha em prol da sociedade”.

Regina Kondo

 “Rotary é um acontecimento único na vida das pessoas, uma participação muito intensa e de repente conseguimos um número maravilhoso de pessoas que passam a ser nossa família, são irmãos, tios, tias, avós, amigos que vão se somando. Mas o mais fantástico é ajudar o outro, isso preenche o nosso coração e descobrimos a nossa missão. E a nossa missão  é justamente estar ao lado do outro,  o  Rotary nos proporciona essa descoberta”. 

Dayse Costa

 

“Olhando para trás a gente vê o quando foi feito e conseguido e sinto-me feliz por ver o que conseguimos fazer nesses 19 anos, foram muitas realizações. E de alguma forma sempre estamos buscando dar a nossa contribuição. Ao Interact e ao Rotary Kids, estamos dando noções de vida a esses pequenos que são descobrindo que podem servir.”

Ana Sivieri

 

Diversão sadia

 

‘Os embalos do sábado à tarde’,  para jovens até 16 anos, será neste sábado, 20, das 18h00 às 22h00, na sede do Rotary. A coordenadora dos baixinhos, Ana Maria Alves Siviere diz: ‘‘Queremos dar-lhes uma noção de que eles podem se divertir sem ficar fora de casa até altas horas, sem bebidas alcoólicas. Hoje o que vemos são jovens saindo de casa às 23h00 para se divertir’’.

O evento é uma realização do Rotary Kids, que tem como presidente, a atuante Gabriela Ferrari, e Instituto Scala, com o apoio dos rotarianos e damas da  Casa da Amizade que vão estar presentes.

A ‘Noite do Tira Gosto’, será no dia 17 de abril, na sede do Rotary e os ingressos já estão à venda. 


Homenageados recordam trajetória do clube

* Jaime Eduardo Araújo, com 19 anos de Rotary confessa que muita coisa boa aconteceu ao longo desses anos, a construção da sede, as viagens, os nossos projetos, os trabalhos que fizemos para a comunidade. Tudo valeu a pena, apesar de não ter sido fácil, só a construção da nossa sede foram muitos anos para chegar ao ponto em que está dez anos. Precisamos, mas sobretudo,  aqui é um lugar de encontro de amigos, um momento de companheirismo, que fazem tão bem ao ser humano, a nós que reunimos e aos que são beneficiados, porque aqui são discutidas ações. E digo que mesmo que o Rotary não fizesse tantos serviços como faz, só pelo companheirismo já vale.”
* Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende, presidente em 1992/1993, recordou dentre outros feitos, o investimento nos jovens com a criação do Interact, do qual ele foi por muitos anos orientador e da fundação do Interact nas cidades de Uberaba e Araxá. “o Rotary foca não   só a assistência a entidades, mas também no jovem, preparando-os melhor, para um crescimento pessoal. Depois veio o Rotary Kids, também voltado para a formação do ser humano. Mas, acima de tudo o Rotary serviu-me de amadurecimento para o servir, a todos nós, para servir a comunidade, para o companheirismo. Não tenho 100% de freqüência no Rotary, mas sempre procurei ser 100% presença nas ações  rotárias, desde o seu início.”
* José Carlos Siviere, presidente em 1993/1994, é um rotariano com 100% de freqüência e foi o primeiro governador assistente do Distrito 4770. Tenho muito a comemorar porque participo ativamente desde a primeira reunião no Carro de Boi lá no Parque de Exposições e vi o clube crescer. Nunca faltei a nenhuma reunião. São 19 anos de trabalho à comunidade. Hoje, olho para trás e revejo a construção da sede, nós aqui fazendo massa, mutirões. Estivemos junto com a sociedade nos concursos de redações, no combate a drogas. O Rotary, sem dúvida, foi um ganho para Sacramento”.
* José Cassimiro Filho, presidente no ano rotário 1994/1995, recordou o inicio o da construção da sede, a doação de três mil metros quadrados de terrenos pelo fundador Milton Skaff. Os cursos ou reuniões de formação. E não deixou de agradecer outras pessoas como Lemir Feliciano de Deus que doou a terraplanagem da área, prefeitos   e outros que deram a sua contribuição.  “Foi um tempo de trabalho e de formação, de doação e muito serviço cada um contribuindo para o crescimento do Rotary, que sempre angariou o respeito da comunidade, é reconhecido no Distrito pela sua atuação. Foi com emoção que Fernando e eu olhávamos as fotos dos primeiros tempos e vejo que valeu a pena”
* Fernando Fernandes Rodrigues, presidente no ano rotário 1995/1996, foi o primeiro membro a ser admitido após a fundação do Rotary Clube e fala com carinho do início. “Rotary, como essa reunião de amigos que estão aqui, além de servir para o rotariano como expansão de sua vida social, presta serviços de assistência na cidade e fazemos isso com muita alegria, com muita amizade. A história do Rotary faz parte da nossa vida minha vida, a gente trabalhou na construção dessa sede, foram  muitos finais de semana juntos. Aí a gente foi aprendendo a ser Rotary, a participar a doar. No início não foi fácil, mas com o apoio do clube de Uberaba fomos crescendo, os projetos foram surgindo e foram muitos  benefícios para a comunidade e crescimento para nós rotarianos.”