Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

OAB comemora o ‘Dia do Advogado’ com homenagens

Edição n° 1221 - 03 Setembro 2010

A 116ª Subseção da OAB/Sacramento realizou no sábado, 28, no salão do júri do Fórum ' Magalhães Drummond', solenidades alusivas ao Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto.

Na oportunidade, o presidente da OAB mineira, Luiz Cláudio Chaves entregou ao desembargador aposentado, ilustre filho da terra, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sérgio Antônio Resende, a carteira de advogado da OAB, e, ao lado da Profa. Marisa Cerchi Silveira e do desembargador, descerrou a Sala do Advogado 'Émerson Silveira', no primeiro piso do novo fórum.

Presidindo a solenidade, a presidenta da OAB local, Dora Cerchi, saudou todos os advogados pela data, ressaltando  o mérito de  Sergio Resende receber a carteira de advogado na cidade pelas mãos do presidente da OAB/MG, Luiz Claúdio Chaves e a homenagem ao saudoso advogado Emerson Silveira.

“- Com a aposentadoria de nosso caríssimo amigo e conterrâneo, Dr. Sérgio Antonio Resende, cumpre-lhe a obtenção de nova carteira de advogado, se pretender assumir novamente o múnus da advocacia. E como é este o seu sonho e pretende realizá-lo o mais breve possível, nosso presidente,  Dr. Cláudio, propôs realizar essa cerimônia aqui em sua terra natal, nesta tão importante e significativa solenidade, o que muito nos honra e gratifica, querido Sérgio” - disse a presidente da OAB, Dora Cerchi, ao abrir a solenidade. 

Nas novas dependências do Fórum Magalhães Drumond, inauguradas recentemente, há uma pequena sala reservada para os advogados atenderem seus clientes, cujo patrono é o advogado Emerson Silveira, numa homenagem ao advogado e professor que militou por muitos anos na comarca. 

“- Considerando ter sido nossa subseção agraciada na reforma deste Foro com uma pequena Sala do Advogado, oferecendo-lhe maior conforto, vamos inaugurá-la nesta noite com o nome de nosso saudoso advogado e professor, Dr. Emerson Silveira, falecido em 1994, decisão que foi submetida ao referendo, em reunião dos membros da diretoria e aprovado por unanimidade”, justificou. 

A solenidade contou com as presenças de  Luis Cláudio da Silva Chaves, presidente da OAB/MG;  Ivone Regina Silva, coordenadora Subseccional da Escola Superior de Advocacia;  Wesley De Santi de Melo, Prefeito Municipal;  Leticia Rezende Castelo Branco, Juíza de Direito da 1ª. Vara Cível;  Eliseu Marques De Oliveira,  Vice- Presidente da OAB/MG;  José Do Egito de Castro Sousa,  Promotor de Justiça da Comarca; Eunice Maria Brasiliense, representando os Conselheiros Seccionais da OAB/MG; Egmar Souza Ferraz, representando os presidentes de Subseções do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; Marisa Cerchi Silveira, representando seu esposo, de saudosa memória, o advogado Émerson Silveira e familiares dos homenageados.

 

Sala do Advogado ‘Dr. Emerson Silveira’

 

A Sala do Advogado “Dr. Emerson Silveira”, foi mobiliada pela OAB local e inaugurada no primeiro piso do Foro, com o descerramento da placa pela esposa Marisa Cerchi Silveira, Luiz Cláudio da Silva Chaves e Sérgio Antônio Resende, logo depois das palavras elogiosas ditas pelo advogado Bruno Scalon Cordeiro, que recordou a pessoa de Ermerson Silveira, como professor, empresário e como advogado. 

Para a família Silveira, a esposa Marisa, as filhas Suraia e Silvana, genros e netos, esta foi uma justa homenagem e coube à esposa Marisa os agradecimentos. “Há exatamente dezesseis anos, o Mercinho passou à vida eterna. E há dezesseis anos sonhamos com uma homenagem a ele prestada e que hoje se realiza. Sim, pois foram 64 anos de muito trabalho. De erros e de muitos acertos. 

Quem não se lembra  do Dr. Emerson, que se orgulhava de ser professor de Legislação e Direito? Que exigia de seus alunos atenção e muita disciplina? 

Quem não se lembra do Emerson competente, zeloso e exigente diretor da Escola Maria Crema? 

Quem não se lembra do Emerson lutando pelos direitos  dos menos favorecidos? E de sua presença constante na avenida Visconde do Rio Branco, na porta da Loteria, discutindo e rebatendo problemas e acontecimentos da política municipal? 

De estatura baixa, mas de personalidade forte e marcante, herdada de seu querido pai. Autêntico, não levava desaforos para casa.  Por isso mesmo, era chamado carinhosamente  por seus amigos Dr. Saulo e Dr. Dedé,  de “Encrenquinha”.        

Profissionalmente, fazia muito bem, tudo o que lhe era designado. Orgulhava-se de ser professor na  Escola Maria Crema.

O grande sonho de sua querida mãe, Josephina era ter um filho advogado.

Com muito esforço e dificuldades, conseguiu realizá-lo e sentia-se muito honrado por isso.

Empunhava com paixão a bandeira da justiça, igualdade e dignidade,  defendendo àqueles cujas vozes não se faziam ouvir.

Pai e esposo amoroso, presente e amigo, tinha pela família muito respeito 

e consideração. O nosso orgulho é muito grande por tê-lo como esposo, pai, irmão e tio.

Assim, queridos amigos, tenham a certeza de que a homenagem que Mercinho recebe, é justa e merecida.  Veio coroar e premiar uma pessoa que muito fez por Sacramento,  em todas as áreas que atuou.

Agradeço a Deus que nos emprestou o Mercinho, para repartir conosco os seus dons. Agradeço à minha amada irmã Dora  e à querida amiga Ivone, que carinhosamente prepararam este evento. Agradeço às Meritíssimas Juízas,  Dras. Roberta e Letícia, ao Exmo. Sr. Promotor, Dr. José do Egito Castro Sousa, aos serventuários da Justiça, aos colegas advogados do Mersinho  e a todos que contribuíram para este glorioso momento’’, disse.

Prosseguindo, Marisa agradeceu ao advogado BrunoCordeiro. ‘‘ Agradeço ao Dr. Bruno que como sempre, retratando fielmente sua pessoa, enalteceu  a memória de nosso querido Mersinho. Tenham a certeza de que  onde o Mersinho estiver,  está feliz, pois recebeu o reconhecimento, premiando-se o trabalho honesto, firme e determinado de um homem que amou e amou muito, sua terra, como ele mesmo dizia. Muito obrigada!”.

 

Sergio Resende é o novo advogado da OAB 

 

O paraninfo Luiz Cláudio Chaves entregou a Sérgio Antônio a Carteira  de Advogado, dando-lhe as boas vindas à OAB mineira. “É com alegria que recebo a incumbência de paraninfar esse grande amigo e competente profissional Sérgio Antônio Resende”, disse, passando-lhe através da esposa do neo-advogado, Tânia Araújo, e do filho, Serginho, a Carteira de Advogado. Em seguida, Sérgio recebeu da advogada Ivone Regina um certificado da Ordem dos Advogados, pelos relevantes serviços prestados à magistratura mineira.

A cerimônia prosseguiu com a apresentação de um vídeo sobre a vida de Sérgio Resende. “Não pretendemos fazer um discurso de recebimento de carteira de advogado ao nosso colega Sérgio Resende, porque seus conhecimentos, sua prática jurídica, seu notável desempenho junto à advocacia, ao Ministério Público, à Magistratura e ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por si só, retratam a magnitude de seus atos como representante do Direito em busca da Justiça. Por isto, reapresentaremos uma homenagem que lhe foi prestada por esta Comarca, por ocasião da instalação da Segunda Vara em Sacramento, ocorrida em 15 de junho de 2005, através de um documentário retratando sua vida e seus feitos, de autoria de nossa Conselheira Seccional, Dra. Ivone Regina, cujo roteiro é de sua esposa, Dra. Tânia”.

 O vídeo mostra, através de grande seleção de fotos, toda a trajetória da vida de  Sérgio, desde as origens de sua família na Itália, a vida em Sacramento, a dedicação ao esporte, aos estudos, a trajetória profissional,  tudo recheado de depoimentos de amigos, familiares e profissionais das áreas jurídica e advocatícia.

O desembargador aposentado, Sérgio Resende, reiniciando sua vida de advogado agradeceu as homenagens, falando de sua satisfação em retornar à militância jurídica como advogado, após 43 anos na Magistratura. E, brincalhão como sempre, recordou passagens de sua vida em Sacramento, do seu querido Atlético Mineiro e do Clube Atlético Sacramentano.