O Laticínio Scala adota uma atitude que deveria ser seguida por todas as empresas, no que tange às lâmpadas fluorescentes. A empresa Scala enviou este mês à empresa paulista, Ativa Reciclagem, o primeiro lote de lâmpadas usadas para descontaminação. Nos últimos quatro anos, a empresa não jogou nenhuma lâmpada no lixo. Nesse período, cerca de 5 mil unidades foram devidamente armazenadas e estocadas para essa reciclagem.
De acordo com os diretores, lâmpadas de vapores metálicos, de mercúrio ou fluorescentes, contêm em seu interior um metal pesado, o mercúrio metálico, substância tóxica que, uma vez ingerida ou inalada, causa danos ao sistema nervoso de seres vivos, além de sérios prejuízos ao meio ambiente. Lâmpadas são resíduos altamente perigosos, que devem ser descontaminadas por empresas especializadas. Para que se tenha uma ideia, no Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano. Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metais pesados.
O processo de descontaminação é feito por meio de um sistema a vácuo associado à alta temperatura, o equipamento separa o mercúrio, metal tóxico com alto risco de contaminação, de outros elementos, como cobre, pó fosfórico, vidro e alumínio. O mercúrio é então reutilizado na indústria química representando uma grande economia ao país, que importa da Espanha, do México, da Rússia e de outros países 300 toneladas do metal por ano.
De acordo com os diretores do Scala, os metais como cobre e alumínio são vendidos para reciclagem. O vidro que resulta desse processo, e é um grande volume, é derretido e quando em estado líquido borrifado sobre cerâmicas e porcelanas formando uma camada de proteção, melhorando o seu aspecto e agregando valor ao produto final. “Assim como as lâmpadas, praticamente todos os resíduos hoje gerados pelo Scala possuem uma destinação final ambientalmente correta e com o apoio de todos conseguiremos chegar a 100% de sustentabilidade, afirmam”.
(Fonte: Asscom/Scala)