Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lançada pedra fundamental

Edição n° 1214 - 16 Julho 2010

O missionário redentorista, Pe. Antônio Borges de Souza, abençoou, na manhã dessa sexta-feira, 16, dia de Nossa Senhora do Carmo, na presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, presidente da Câmara Carlos Alberto Cerchi, do ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges, do secretário de Cultura e Turismo, Amir Salomão Jacób e convidados, a pedra fundamental do monumento comemorativo dos 190 anos da fundação de Sacramento.

Após a bênção da água e do sal, padre Antônio disse que a água e o sal exorcizados, têm todo o poder de afastar a influência maléfica do demônio que anda em toda parte. “Ele quer atrapalhar as obras de Deus e estamos aqui para impedir essa influência maléfica que existe no mundo. Infelizmente, hoje em dia, querem fazer desaparecer a fé em Deus e estão alimentando o demônio, a crença nele, que gosta da escuridão,  das trevas, do sofrimento e está podendo trabalhar à vontade”, afirmou o missionário.

 

Pedra fundamental ganha urna com dois objetos

 

Abaixo do monumento que será construído na Pça do Santíssimo Sacramento e que será inaugurado dia 24 de agosto, quando a cidade comemora 190 anos de fundação, a Prefeitura depositou dentro de uma caixa de concreto uma urna de madeira contendo os seguintes objetos: livros de escritores sacramentanos; exemplares do jornal “O Estado do Triângulo”; a Lei que cria o monumento; um pedacinho da pedra da gruta de Gargano (Itália), onde São Miguel Arcanjo apareceu pela primeira vez na Idade Média; o óleo de Mantamado, situado na região de Lesbos, na Grécia; o óleo de Mandúria (Itália), onde está a Nossa Sennhora Mãe da Eucaristia, que conforme José Alberto Bernardes Borges, nada mais é que  Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento; uma imagem de São Miguel e uma medalha e a ata assinada por todos os presentes.

O ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges explicou a importância dos objetos doados. “O marco implantado nessa praça, no traz a segurança, a certeza de dias melhores”, disse, cumprimentando o prefeito por acatar a ideia do secretário Amir Salmão Jacob. “Esse marco que o Sr. está implantando tem uma significância muito grande, porque aqui ficará o ostensório, para homenagear o Santíssimo Sacramento, nada mais justo, pois nós nascemos sob a égide do Santíssimo Sacramento. O prefeito Wesley está de parabéns, faço parte do povo de Sacramento e vejo a nossa história cada vez mais solidificada”, elogiou. 

O prefeito Wesley agradeceu a presença a presença de um dos filhos diletos de Sacramento, Pe. Antonio Borges de Souza, que veio de Trindade, acompanhado do missionário leigo, Demerval Cândido Oliveira Júnior, da fraternidade Bom Sucesso, especialmente para a cerimônia. “Sacramento completa 190 anos de história e esse monumento nada mais será que uma homenagem ao Santíssimo Sacramento, que dá, diariamente, as bênçãos para todo nosso município. Se Deus quiser, no dia 24 de agosto, aniversário da cidade estaremos inaugurando este marco, aqui na entrada da cidade”. 

O monumento será construído na rotatória de acesso à avenida Domingos Magnabosco (avenidão) e às ruas Antonio Carlos, Virgílio de Melo Franco e Ângelo Crema. Terá a frente voltada para a avenida Domingos Magnabosco, com os dizeres: “Tantum ergo Sacramentum  Veneremur cernui” (Veneremos ajoelhados tão grande Sacramento) trecho do hino composto por Santo Tomas de Aquino, em 1264, a pedido do Papa Urbano IV, que  estendeu a toda Igreja Universal a festa de Corpus Christ.