Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Jornal de 1899 já registra Festa d’Abadia

Edição n° 1232 - 19 Novembro 2010

A bisneta do Barão da Rifaina, Alice de Paula Vieira Oliveira, 91, doou ao Arquivo Público da cidade edições dos jornais Gazeta do Sacramento, de 1903, e Novo Echo, de 1899, este com registro da Festa de Na. Sra d’Abadia.

As cerimônias, conforme o programa da festa, começam às 10h00, com missa cantada na Igreja Matriz e, às 5h00 da tarde, procissão pelas ruas de costume, com sermão e bênção, procedendo-se a seguir, a coroação de Maria. O programa termina convidando ‘virgens e anjos, para maior realce e brilho da procissão. Assina o programa o Pe. Salpho Paixão. 


Deu no ‘‘Novo Echo’’

"Precedidas de musica e regular concorrencia de fiéis, começaram domingo último as novenas de Nossa Senhora d´Abbadia"
(Novo Echo -nº 180 de 13 de agosto de 1899)
PHENOMENO
Dizem alguns jornaes que em Monte Alto, Estado de São Paulo, uma senhora deu a luz a um macaco.
Cruz! Quem será o pae do bebe?"
(Novo Echo - nº 180 de 13 de agosto de 1899)
TIROS
Na rua do Passatempo (atual Vigário Paixão - grifo nosso) em um dos dias da próxima passada semana, houve grande algazarra e tiros por perturbadores da ordem pública.
Senhor Delegado...tenha paciência.
(Novo Echo - nº 173 de 25 de junho de 1899)
Deu na ‘‘gazeta’’
"CARNAVAL
Este anno foi menos animado do que o de 1902 o carnaval.
Contriariamente ao occorrido no anno p. findo, não vimos este anno, gentís senhoritas pelas ruas jogando confetti, alegrando, com o fervor e espírito que lhe são peculiares, as festas do deus Momo.
Todavia para isso tivesse occorrido o carnaval que haviamos presenciado poucos dias antes - o eleitoral, em que, individuos não qualificados, na sua maioria estrangeiros assalariados pela camara e meninos, exhibiam títulos e exerciam direitos eleitores, como se fossem eleitores de verdade; fabricação da acta de eleição de um districto, onde não comparecem para votar um unico eleitor nem foi organisada meza, mencionando crescido numero de eleitores, etc, etc.
Para que não passassem de todo despercebidos os dias consagrados ao deus da troça, a rapaziada dedicou-lhe algum confetti".
(Gazeta do Sacramento - ed. 34 - 1 de março de 1903).