O Grupo Arco-Íris da 3ª idade de Sacramento, comemorou no dia 23 de março a 100ª reunião de 'Fuxicoterapia'. Fuxicoterapia? O que é isso? Sala de reunião pra fazer fuxico?... Não, nada disso. Fuxico tem também esse sentido de 'intriga, mexerico, futrica'. Mas o primeiro significado do verbo 'fuxicar' é “coser ligeiramente e a grandes pontos” (Aurélio). Na verdade, é uma sala, onde um grupo de senhoras voluntárias se reúnem num trabalho maravilhoso, para construir colchas e toalhas de fuxico, em prol das entidades assistenciais da cidade.
Tudo começou quando em 2007, o empresário Ezequiel Dantas, o Dedé, falou sobre a necessidade de colaborar com o Hospital de Câncer de Barretos. Surgiu, então o primeiro grupo, formado por sete senhoras: Adelina Borges de Melo, Cida Mariano, Luzia Afonso, Maria Abadia Brigagão, Maria Abadia dos Reis, Maria Crema e Yone Gonçalves, que se empenharam e começaram a campanha do lacre de alumínio com o slogan, “Doe um comprimido a um doente doando um lacre”. Em menos de um mês conseguiram 45 litros de lacres que passaram às mãos do coordenador Dedé.
Com o lema, 'Fuxicoterapia, o trabalho voluntário que alegra, auxilia e cura', o Grupo Arco-Íris resolveu então ir um pouco além, convidando outras senhoras a se juntarem ao grupo para fazer uma colcha de fuxico para doar ao leilão, 'Direito de Viver', realizado anualmente na cidade, em prol daquele hospital.
O objetivo é ajudar o próximo
E não pararam mais. Desde então, o Grupo Arco-íris continua reunindo-se todas as terças-feiras, das 13:00 às 17:00 horas, cada semana na residência de uma componente do grupo. As reuniões são alegres, festivas mesmo, com o objetivo de ser útil e ajudar o próximo. Além de trabalharem confeccionando os fuxicos para compor uma nova colcha, cantam, rezam, louvam a Deus, trocam receitas, contam e ouvem causos memoráveis, dão dicas sobre um sem número de assuntos caseiros, enquanto as mãos laboriosas não param nunca. No final, comemoram com um lanche a vida saudável e o prazer de auxiliar instituições assistenciais, ainda que de forma singela.
São necessárias milhares de flores (fuxico) para confeccionar uma colcha. Como os tecidos são coloridos e quanto mais cores e estampas mais bonito fica o trabalho, intitularam o grupo de Arco-íris.
O grupo conta hoje com 23 Senhoras e é aberto a quem queira trabalhar ou visitar para conhecer e passar uma tarde agradável. Todos são sempre bem-vindos como foi o caso do Padre Vanderley que alegrou a todas com uma visita e a sua benção.
As empresas Art's Comunicação, Manata's Rodeio Show, Panificadora Pão Nosso, Posto Santo Antonio e Varejão do Produtor, brindaram o grupo patrocinando as camisetas alusivas a centésima reunião, como incentivo pela perseverança, solidariedade, fé, otimismo e confiança em contribuir para um mundo melhor.
Treze instituições já receberam uma colcha para que pudessem rifar ou leiloar angariando fundos. Entre elas, o Hospital de Câncer de Barretos, Hospital Dr. Hélio Angotti de Uberaba, Hospital do Pênfigo de Uberaba, Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sacramento, Hospital Santa Casa de Conquista, Asilo São Vicente de Paula, Creche Rosa da Mata, Seminário do Stssmo. Redentor, Creche Ciju, Escola Tia Nina e APAE de Sacramento, AACD de Uberlândia e Escola Sathya Sai de Brumadinho-MG.
O grupo recebe doações de tecidos e linhas e se você desejar contribuir é só entrar em contato com as Senhoras Adelina Zandonaide – 3351.1452, Cida Mariano - 3351.1009 e Yone Gonçalves – 3351.1943.
Junte-se ao grupo, contribua, alegre-se e cure-se!