Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Finados leva grande público ao cemitério

Edição n° 1230 - 05 Novembro 2010

O Dia de Finados em Sacramento foi celebrado com uma grande movimentação no Cemitério São Francisco de Assis. As pessoas começaram a chegar para reverenciar a lembrança de seus entes queridos, a partir das 6h30 da manhã e se estendendo até o entardecer. Duas missas foram celebradas nas intenções das pessoas ali enterradas, a primeira às 8h00, presidida pelo Pe. Itair , co-presidida pelo pároco d'Abadia, Pe. Eduardo. À tarde, às 17h00, o pároco de Na. Sra. do Patrocínio do SSmo. Sacramento, Pe. Valmir Ribeiro, presidiu outra celebração. 

Os túmulos mais visitados continuam sendo o do professor e médium sacramentano, Eurípedes Barsanulfo, fundador do Colégio Allan Kardec, e o do jovem, Brás Sena, onde se vê dezenas de plaquinhas agradecendo graças recebidas. As imediações do cemitério, a exemplo dos anos anteriores, estiveram bastante movimentadas com barracas diversas com venda de velas, flores, santos e comestíveis. Os 'flanelinhas' também aproveitaram para faturar na guarda dos veículos ali estacionados. 

A Polícia Federal divulgou o resultado da Operação Finados , ue durou cinco dias, registrando 184 acidentes, com 64 feridos e sete mortos. Conforme informou a PRF, o índice de acidente registrado neste feriado foi um pouco maior do que o ocorrido no mesmo período do ano passado, quando houve 178 acidentes, com 76 feridos e seis mortos. Em comparação ao número de dias do feriado, cinco este ano, contra quatro no ano passado, os números apontam uma ligeira igualdade, com tendência de queda, ainda segundo a PRF.

Além disso, no feriadão deste ano foram registradas 3.100 multas por excesso de velocidade, contra 2.800 geradas durante o feriado de 2009.