x
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) iniciará a construção de muro de contenção (arrimo) na cabeceira da ponte de Divisa de Estados, que liga São Paulo a Minas Gerais, após os vários problemas ocorridos no local, cujos reparos foram cobrados pela prefeitura de Rifaina, bem como pela câmara de vereadores.
Segundo informação do Gabinete do prefeito Hugo, a concessionária Engie, responsável pelo reservatório da UHE Jaguara, emitiu aprovação do Operador Nacional do Sistema (ONS) visando o regime excepcional de operação (baixando o nível da represa-reservatório da usina) para as obras serem feitas pelo DER na ponte.
O nível do rio Grande (represa de Jaguara) será baixado por um período de 30 dias, a partir desta segunda-feira 28, conforme informação da Engie ao DER-SP.
"O reservatório será mantido inferior à cota 557,00", comentou o secretário de Governo de Rifaina, Alcides Diniz dos Santos (Cidinho), que intermediou a solicitação entre o DER e a concessionária Engie, ressaltando que, para diminuir os impactos causados pelo regime excepcional (turismo, lazer, comércio, entretenimento e uso dos ranchos), caso as obras terminem antes do prazo de 30 dias, será feita solicitação para normalizar o nível.
O problema da ponte ocorreu devido à oscilação do reservatório, fazendo com que o aterro da ponte sempre fosse atingido pela força da água, danificando a sustentação da ponte, prejudicando também toda a estrutura do asfalto, principalmente na sua cabeceira, no lado paulista (município de Rifaina) provocando crateras, que vêm colocando em risco o trânsito de veículos naquele trecho. (http://rifaina.sp.gov.br/noticias/Reação ET)