Empresários e associados da Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Prestação de Serviços de Sacramento – Aciapss, concluíram nesta sexta-feira o curso, Desafio Empresarial, ministrado em três módulos, pelo consultor professor Olacir Humberto da Cunha. “O curso Desafio Empresarial é voltado exclusivamente para o dirigente empresarial. São três módulos – o primeiro, ministrado no dia 8, apenas para dirigentes. E nessa quinta e sexta-feira, reunimos o empresariado e colaboradores. Hoje falamos sobre atendimento, a conquista do cliente e, na sexta, é o show de vendas, vendas e vendas”, explicou o professor.
De acordo com Olacir, para o empresariado e colaboradores, a importância do curso está na agregação de valores para o dia a dia. “Vão agregar maior comprometimento por parte da equipe e aproveitamento do índice de clientes com novas estratégias.
Apontando os principais problemas ainda presentes em muitas empresas,disse o principal deles, é o colaborador “pensar que sabe, porque muitas vezes não aceita as informações dadas, e o dirigente tem muita dificuldade em acertar a pessoa dentro da filosofia da empresa, quando ela chega com uma pseudo experiência”, disse.
Muitas vezes, também, segundo o Prof. Olacir, o empresário leigo não se propõe a trabalhar antes de iniciar uma atividade, que se baseia num processo de recrutamento, seleção, treinamento, equipagem, motivação e integração de pessoal. Aí, muitas vezes, não sabem atender um telefone, não conhecem psicologia de vendas, não sabem argumentar, não convencer o cliente. É comum o cliente chegar e o funcionário estar enconstado no balcão e lá fica. Às vezes, nem é má vontade, mas para o cliente, essa postura denota descaso no atendimento. São coisas que podem ser superadas e que vão cativar, conquistar a clientela”, explicou.
Presidente Sérgio fala da importância do curso aos lojistas
Sergio Antonio Felipe, presidente da Aciapss, satisfeito com a participação de mais de 100 empresários e funcionários, falou ao ET da iniciativa da Associação. “Nossa preocupação é a de sempre fazer treinamentos para dar uma qualidade maior no atendimento ao cliente, treinar as pessoas para as vendas para que tenham um atendimento mais caloroso, mais convidativo ao cliente”, disse.
No módulo da sexta-feira, a Aciapss falou da Campanha Inadimplência Zero, que será lançada em agosto. “Estamos propondo aos empresários para zerar a inadimplência de seus clientes devedores. Como? Negociando com os clientes, limpando o seu nome com um voto de confiança e uma negociação. Pois sabemos que ele não compra aqui, mas compra com o cartão em outra cidade. É hora do comerciante receber seus atrasados, não adianta deixar a dívida ficar acumulando juros, porque ele não vai receber nunca, ao passo que negociando ele vai receber pelo menos o valor da mercadoria. É preferível receber o valor da mercadoria a não receber nada. Usando essa estratégia, vamos limpar o nome dos clientes e mantê-los na cidade”, explica Sérgio.