A Emater, em parceria com a fazenda Agrotur, fazenda São Vicente, Gea Farm Technologies,Vitae Homeopatia Rural, Sindicato Produtores Rurais de Sacramento, Livraria Brás Cubas, ONG Amigos da Cultura e ABBEL MEL realizam na cidade, nos dias 9 e 10 de dezembro, o I Encontro de Agroecologia de Sacramento, evento que contará com uma vasta programação de atividades nos dois dias.
Na pauta dos trabalhos agroecológicos, desenvolvidos na parte da manhã, as palestras terão os seguintes temas: 'Agroecologia', proferida por Fernando Tinoco; 'Alimentação Escolar e PAA como processo de inserção produtiva e social e geração de renda no meio Rural', por Ademar Moreira Pires; 'A homeopatia veterinária como parceira do pecuarista, para reduzir custos”, proferida por Márcio Luiz Santana, da Vitae Rural Homeopatia, e, por fim, 'Uso Racional de dejetos e efluentes na pecuária', por Alexandre Toloy – Gea Farm Technologies.
Na parte da tarde, serão realizadas oficinas e visita a propriedades que já trabalham em projetos agroecológicos, como fossa séptica biodigestora e oficinas agroecológicas com o preparo de caldas biofertilizantes, caldas alternativas, compostagens orgânicas e inseticidas naturais, e montagem de túnel agroecológico para produção de hortaliças, na Horta Comunitária da Prefeitura.
Encerrando o Encontro de Agroecologia, na sexta-feira, 10, haverá o Encontro Cultural, das 19 às 22h00, na praça do Rosário, com vídeos, depoimentos , músicas regionais, barracas de artesanatos e comidas típicas.
Agroecologia
Em termos práticos, a Agroecologia é a integração do conhecimento científico com a sabedoria e a experiência popular. A Agoecologia busca planejar e construir sistemas de produção mais sustentáveis, adequados às peculiaridades locais, em integração com os recursos naturais e respeitando os mais diversos meios de vida. É uma maneira de perceber a natureza, na qual se tem uma visão sistêmica do funcionamento dos diversos agroecossistemas. Mais do que isso, busca-se a consciência de que todos os elementos se inter-relacionam e são igualmente importantes para a saúde das plantas e dos homens.
Praticar Agroecologia significa também adotar atitudes e procedimentos baseados em estudos e análises de ambientes e sistemas produtivos, integrando o “saber local” ao “conhecimento científico”, com a participação ativa das comunidades, sempre buscando a harmonia entre a produção agropecuária e a preservação ambiental. Dessa forma, é possível estabelecer uma melhor relação com a natureza e entre os seres humanos, por meio da produção de alimentos sadios e de melhor qualidade biológica. Todos são beneficiados: agricultores, consumidores e sociedade em geral. Isso é qualidade de vida. E a natureza agradece.