Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

COS realiza I Feira de Orquídeas

Edição n° 1230 - 05 Novembro 2010

O Círculo Orquidófilo de Sacramento – COS, realizou a I Feira de Orquídeas, durante o feriado prolongado de Finados, na praça da Estação (José  Zago Filho). Segundo os associados, foi um sucesso.  “Nossos intuito com a feira é fazer uma divulgação da planta na cidade, popularizar o cultivo da orquídea  e atingimos o objetivo. Muita gente passou por aqui o tempo todo, se encantou com as flores, comprou mudas, foi muito bom. Para ter mais opção de plantas floridas, trouxemos um orquidófilo de Patos de Minas e o interesse foi muito grande”, avaliou a presidente do COS, Profa. Andréa Barbosa.

Revezando no local, os associados do círculo davam aos interessados e aos compradores, orientações básicas do cultivo. O preço das mudas na feira variou entre R$ 5,00 a R$ 100,00, a mais cara, uma espécie, Vanda azul. 

Além de Toninho Bizonoto, Ronaldo Fedrigo, Judith Bizinoto e tantos outros,  o funcionário público aposentado, Luiz  Devós, outro apaixonado por orquídeas, revela que redescobriu o gosto pelas plantas, após aposentar-se. “Sempre convivi com orquídeas, em casa havia muitas. Mamãe (Clarice Tinoco Devós) adorava, cultivava orquídeas na fazenda. Quando ela faleceu eu trouxe as plantas pra casa e ficaram lá, mas sem receber os tratos normais. Hoje, aposentado, com mais tempo, passei a dedicar e redescobri o gosto pelas plantas. Descobri que  mexer com orquídeas é uma terapia e passei a me dedicar mais e mais. A gente se empolga com isso. Conheço gente que levanta de madrugada pra ir ver as plantas. Cada nova florada é uma alegria, é muito bom. Pescar pra quê?” – brinca, aludindo às pessoas que curam seu estresse na pescaria.

José do Nascimento, participante da Exposição de Orquídeas na cidade, também elogiou a feira. “A exposição aconteceu em junho eram outros tipos de flores e essa feria agora é a oportunidade de as pessoas verem a florada de outra época. A orquídea floresce o ano todo, mas em  épocas diferentes. Por exemplo, quem comprou plantas em junho com flor, elas só vão florescer em junho do ano que vem e muitas vezes a pessoas que comprou desanima, porque ela quer ver a flor. E tendo  orquídeas que florescem noutras épocas, ela sempre terá a flor”, explica.

Dona Sebastiana Garcia da Silva, 64, moradora do Quenta Sol, ouviu o anúncio da feira pelo rádio e  veio comprar mudas.  “Adoro orquídeas, tenho algumas muito bonitas,  escutei falando da feira no rádio e vim correndo pra comprar. A gente trabalha, trabalha, quando sobra um tempinho corre para as orquídeas, é lindo demais...”, elogia.