Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Começou o II Festival de Inverno do Parque Náutico de Jaguara

Edição nº 1205 - 14 Maio 2010

O II Festival de Inverno, aberto no sábado, 8, com o tema, Liberte-se... Experimente... Viva Cultura,, promete movimentar as tardes de sábado e domingo, no Parque Náutico de Jaguara, durante todo o mês de maio e junho, a exemplo do que ocorreu no último final de semana. Dentro da programação do Festival, o domingo foi dedicado às mães, com um almoço especial no Hotel de Jaguara. 

A solenidade de abertura, abrilhantada pela banda Lira do Borá e o Coral Edin Neves, ambos sob a regência do maestro Paulo Constâncio da Silva, interpretaram belas páginas musicais do cancioneiro clássico e popular, que enriqueceram a paisagem e arrancaram aplausos do público presente. 

Prestigiaram a abertura do II Festival de Inverno, o presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Cerchi; o prefeito de Araxá, Jeovah Moreira da Costa, acompanhado de seu secretário e Turismo, João Jacques Affonso Castro; o secretário de Cultura e Turismo, Amir Salomão Jacob,  representando o prefeito Wesley De Santi de Melo; Prof. Carlos Alberto Lucas, da Unifran.

Durante todo o Festival, haverá mostras permanentes como a exposição 190 anos de Sacramento; projeto 'Livro de Graça na Praça', e a tenda, 'Semeando o Futuro: um convite à mudança'. Já neste sábado, 15, a Fanfarra da EE Cel. José Afonso de Almeida apresenta-se às 13h00, sob a regência de Túlio Marcos e, a seguir, atividades esportivas: capoeira, Karatê e judô. 

No Domingo, 16, dança folclórica com a Congada de Sacramento, e arte cênica com o grupo G.A.T.U., apresentando a peça, 'Vidas Incompletas', dirigida pelo professor de teatro,  Dadá Rodrigues.  

 

Festival une cidades da região

 

Segundo o prefeit de Araxá, Jeovah Moreira da Costa, a união das cidades com potencial turístico é fundamental para atrair o turista. “Um dos eixos econômicos de nossa cidade é o turismo, mas não  basta, precisamos nos unir para oferecermos mais aos turistas. E, cabe à Câmara e ao prefeito de cada cidade unirmos para avançarmos nesse projeto de desenvolver o turismo na região’ ’, disse. 

‘‘Estou aqui hoje, prosseguiu, porque acredito nesse projeto, como acredito que com a união de todo sacramentano, todo araxaense e de todos os outros municípios para o desenvolvimento turístico na nossa região”, afirmou. destacou a beleza do local e a importância do Festival  para a região e o idealismo de Ivan e a família. “Se hoje estou governando Araxá pela segunda vez, é justamente porque tenho um ideal, uma razão de viver e  essa razão de viver e de governar uma cidade como Araxá, circundada por cidades tão ricas em cultura, é nossa tarefa unir as pessoas e é isso que estamos fazendo, a semeadura juntos, porque juntos temos muito o que crescer”. 

O presidente da Câmara, Prof. Carlos Alberto Cerchi, elogiou o empresário Ivan Barbosa pela iniciativa, cumprimentou os presentes e ressaltou a importância do Festival para o resgate e valorização da cultura regional. O secretário de Turismo e  Cultura, Amir Salomão Jacob, ressaltando o crescimento do Festival, falou de sua importância que se junta à riqueza e ao potencial turístico da região.

Carlos Alberto Lucas, professor da Universidade de Franca, com a família, prestigiando o Festival pelo segundo ano, deu um testemunho como turista. “Acompanhamos o festival todos os finais de semana no ano passado e faremos o mesmo este ano. Nossa região precisa disso. O Festival está valorizando a cultura regional e estamos mostrando isso para os nossos filhos’’, enalteceu.

Para Lucas, o empresário  Ivan com essas perspectivas, está no caminho certo. ‘‘Primeiramente, pela paisagem, a beleza do local. O empreendimento será gradual, moramos aqui na vila, porque acreditamos no projeto futuro daqui e acreditamos muito nesse Festival de Inverno, daqui cinco, dez, vinte anos, será um grande festival. Tudo cresce passo a passo, deixando a  vaidade de lado e colocando Deus à frente de tudo”. 

Lucas estava acompanhado da esposa Lucimeire e das filhas, Bruna e Eliza.

 

Ivan Barbosa:  “Queremos dar esse viés cultural ao Parque Náutico”

 

O foco dos discursos proferidos pelos políticos presentes e pelo diretor proprietário do Parque Náutico, Ivan Sebastião Barbosa Afonso, ressaltou o aspecto cultural que a tomar o Festival em toda a região. Aliás, foi este o tema do II Festival de Inverno, Liberte-se... Experimente... Viva Cultura! 

Em 2009, o Festival reuniu apresentações de cinco cidades. Já este ano, 11 cidades participam do evento: Araxá, Conquista/Guaxima, Conceição das Alagoas, Guará, Igarapava, Orlândia, Pedregulho, Rifaina e Uberaba, além de Sacramento, antevendo já para sua terceira edição, a participação de 15 cidades.

Ivan Barbosa iniciou agradecendo a participação de todos. Ao dirigir-se à Banda Lira do Borá e ao Coral Edin Neves,  que abriram o Festival, destacou: “Entendemos que as atividades feitas voltadas à cultura, elas engrandecem a alma e torna as pessoas melhores. Se as pessoas, todas elas, em alguns instantes de sua vida pudessem ouvir o maestro, teríamos certamente, pessoas melhores. E, muitas vezes, abandonamos uma riqueza dessa que nos alimenta o espírito e nos engrandece”.

Lembrando como nasceu a ideia da criação do Festival, Ivan emocionou-se ao citar a decisão tomada pela família, ao sair de BH. “Quando as minhas filhas, Simone, Paula e Renata, minha esposa Rute e eu fazíamos as malas pra vir para cá surgiu a ideia de trazermos cultura para esse local. (...) Projetamos o primeiro com Sacramento, Rifaina e Conquista. Hoje, somos 11 cidades de Minas e São Paulo, trazendo coisas maravilhosas. Vamos fazer daqui, nos anos vindouros, grandes nomes. Basta os anos passarem e as oportunidades continuarem. Basta continuarmos sonhando. Cada presença aqui nos engrandece e engrandece o festival”, agradeceu. 

Falando sobre o turismo, Ivan conclamou: “Precisamos  construir o destino turístico regional. Isto aqui é de uma riqueza e um potencial muito grande, que ainda não está sendo explorado como precisa , muitas vezes por desencontro ou porque nós todos estamos ainda na adolescência  em matéria de turismo. Mas nós temos que construir um destino poderoso aqui na nossa região, tão rica. Precisamos de integração, precisamos despir-nos da vaidade para construirmos um destino turístico poderoso no Triângulo, gerador de renda e de empregos”, afirmou, enaltecendo o desenvolvimento turístico de Araxá. 

Concluindo, Ivan ressaltou: “Esse festival está robusto, mas é menor do que será em 2012, quando será formatado em qualidade. Primeiro, estamos abrindo-o na geografia, ampliarmos a participação. Na segunda etapa, já com 20 cidades, vamos qualificá-lo, com a colaboração de todos e vamos eternizar a catira, as danças folclóricas da região para a posteridade, mas para isso precisamos muito de todos”.