A Fundação Cultural Ir. Maria Benigna de Jesus realizou, na noite dessa terça-feira, 21, na escadaria do Museu Corália Venites, o seu primeiro evento cultural na cidade, uma Cantata de Natal. Coordenado pela diretora de Turismo, Virgínia Dolabella, o evento nasceu de uma ideia do voluntário, Júlio Cesar Pereira, reunindo jovens músicos que participam dos projetos de música da Prefeitura, sob a direção da Profa. Cláudia Cruvinel, além de jovens do projeto LPM – Loucos pela Música e a Banda Essência, para uma apresentação ao público presente.
De acordo com Júlio César, o seu projeto, denominado 'Prosa Boa', foi aprovado por Virgínia e, desde então, passou a trabalhar com um grupo de jovens que tocam, cantam, desenham, jogam RPG e discutem filosofia, às segundas e quintas-feiras à noite, no Palácio da Artes (Estação do Bonde). “A Virgínia propôs a ministrar as aulas de desenho, eu trabalho com vocalização e Ronald Pires Leal, ministra aulas de música, além da criação de um Cine Clube, com exibição mensal de filmes. São adolescentes, que estão conosco há quatro meses e tem dado resultado”, avaliou.
Virgínia Dolabela de Lima, diretora de Cultura, explica que a Cantata de Natal no Museu faz parte do projeto de incentivo a jovens músicos, desenvolvido por ela, pela Profa. Cláudia Cruvinel e por Júlio Cesar Pereira. “A Cantata de Natal faz parte de um projeto do governo, de incentivo aos jovens e que tem o apoio da Secretaria de Cultura. O projeto visa descobrir jovens talentos e incentivá-los na música, no desenho, nas letras e que nesses quatro meses vem sendo desenvolvido a contento”.
Virginia destacou também outro evento realizado, paralelamente, no Centro Administrativo, com abordagem sobre os pontos turísticos de Sacramento, o potencial, atividades e produtos já existentes, coordenado pelo empresário Fred Crema Leis que, na oportunidade, apresentou as melhores práticas apreendidas no Projeto Benchmarking, do Ministério do Turismo, Abav e Sebrae. No final foi apresentado o documentário “Sacramento”, produzido pela MACPRO Filmes.