Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cachaça Batista Ouro e Prata: Mais um selo INMETRO

Edição nº 1484 - 25 Setembro 2015

A Cachaça Batista, pelo terceiro ano consecutivo, recebeu 'Certificação' com autorização para utilizar o Selo IMA/INMETRO por mais um ano, nas cachaças, Batista Ouro e Prata, tornando-se mais uma vez uma das poucas fábricas em Minas Gerais a conquistar esse importante Selo de Certificação de Qualidade pelo INMETRO, que certifica e garante a qualidade ao consumidor.

Reconhecido internacionalmente, o 'Selo de Qualidade oferecido pelo INMETRO', organismo que certifica os produtos em geral, a fim de regulamentar e proteger o consumidor, é o mais importante existente no Brasil.

Segundo o fabricante Marco Antônio Afonso Mota, esta certificação só é conseguida após uma rigorosa auditoria realizada, anualmente, pelos auditores do IMA/INMETRO, que estiveram na fábrica, localizada  próxima à usina da Jaguara, no último dia 17.

“ Na auditoria, são verificados todos os parâmetros relacionados à produção, desde o canavial até o estoque do produto acabado, avaliando-se as instalações, equipamentos, segurança, meio ambiente, documentos e anotações de controle de cada setor”, explica o empresário, ressaltando que a auditoria realizada na fábrica da Cachaça Batista alcançou um índice de 100%, ou seja, sem nenhum tipo de não conformidade nos mais de 100 itens avaliados.

 Quem sai ganhando com o selo da qualidade, que não é obrigatório - destaque-se que esta certificação é voluntária - são os consumidores, que podem confiar na qualidade excepcional do produto e a própria empresa, Cachaça Batista, na certeza de estar colocando no mercado um produto com um apurado controle de qualidade, principal razão de ter recebido a certificação do INMETRO. 

Questionado para informar como alcançou essa marca de qualidade, Marco Antônio afirmou que “a Cachaça Batista foi reconhecida pelo seu incansável trabalho para atingir a máxima qualidade em seus processos de fabricação.

“- Isso se deve a uma equipe de profissionais competentes e qualificados e de fornecedores comprometidos também com essa primorosa qualidade, motivos mais que suficientes para agradecermos, fortemente, aos nossos colaboradores, aos prestados de serviços e fornecedores”, finaliza citando Tom Peter: “As equipes brilhantes são formadas por pessoas especiais que, em geral, se irritam umas com as outras. Mas, com a ajuda “espiritual” de um líder “iluminado”, encontram a forma de serem elas mesmas e ao mesmo tempo consagrarem-se como equipe”.

A Cachaça Batista, criada em 1943, na fazenda Cachoeirinha, no município de Sacramento, por José Batista de Oliveira, se tornou famosa em muitos estados, sobretudo, em Minas Gerais e Goiás. Trazendo uma estrela no rótulo, passou a ser chamada de “A estrela das Gerais”. Os negócios cresceram, mas na década de 1970, a Cachaça Batista deixou de ser fabricada, retornando com toda força ao mercado nos últimos seis anos com o empresário Marco Antônio Afonso da Mota, que guarda o segredo da boa caninha revelado pelo sogro. Com as modernidades e tecnologias atuais tornou-se uma grande marca nos grandes centros e até no exterior.  

(Fonte: Marco Antonio Afonso da Mota by Cachaça Batista)