O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira 21 o fechamento de 402 agências; 379 serão transformadas em postos de atendimento e 31 superintendências em diversos municípios. Segundo o Banco, a medida vai gerar uma economia anual de R$ 3.798 bilhões e 18 mil funcionários fora do banco.
Em Minas Gerais, 21 agências serão encerradas em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Montes Claros e Uberlândia. E outras 36 serão transformadas em postos de atendimento.
Segundo a imprensa estadual, o BB informou que mesmo com o fechamento, vai permanecer com uma das maiores redes bancárias do estado, com 466 agências e 189 postos. Especula-se que o fechamento faz parte do pacote do governo Temer para privatizar o banco, como FHC fez com as companhias telefônicas.
Na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba terão agências transformadas em postos de atendimento: Abadia dos Dourados, Fronteira, Pedrinópolis, Uberaba e Uberlândia. A agência de Sacramento não consta da lista divulgada pelo BB.
A reestruturação está prevista para os meses de janeiro e fevereiro de 2017, segundo a assessoria.
Há um mês, clientes do BB contam com apenas um caixa eletrônico para saques
Nessa segunda-feira 21, completou um mês que a agencia do Banco do Brasil na cidade, foi alvo de ladrões que explodiram quatro caixas eletrônicos e danificaram as instalações do banco. Até agora nenhuma providência, nenhum reparo foi feito, a não ser os tapumes de madeira na porta de entrada, nas janelas do saguão dos caixas eletrônicos e na porta de acesso para o interior da agência.
Enquanto isso, os clientes, que não são poucos, incluindo pensionistas, contam com apenas um caixa eletrônico em funcionamento para saques, além do atendimento nos correios, mas em ambos os locais são filas a perder de vista, principalmente nas datas de pagamentos pensionistas, servidores públicos estaduais e da iniciativa privada que têm seus salários depositados no BB. A insatisfação é grande, reclamações inúmeras.
E, há o agravante, a agência encerra o expediente no horário normal, às 15h e o único caixa eletrônico para saque, só funciona até às 17h. A agência dos correios também encerra o expediente às 17h.