Os alunos de doze turmas do 6º ao 9º anos (antigas 5ª a 8ª séries) brilharam mais uma vez no palco da EE Cel. José Afonso no 10º Geo Music Show, projeto idealizado e coordenado pela professora de Geografia Mônica Vieira Almeida.
Emocionada, a professora coordenadora, abriu o Geo Music Show, deixando uma mensagem de agradecimento especial a Deus, aos familiares, diretores, professores, patrocinadores e, sobretudo aos alunos que fizeram e fazem o projeto acontecer. A grande surpresa para a professora Mônica foi a justíssima homenagem feita pelos ex-alunos, que hoje cursam o Ensino Médio e que já participaram do Geo Músic Show. Haja coração para tanta emoção!
O projeto nasceu há dez anos numa feliz e criativa ideia da professora, unindo conhecimento à arte e ao prazer de participar de uma aula motivada, interessante, exatamente o que recomenda a pedagogia contemporânea. A partir das unidades desenvolvidas, Mônica distribui os temas aos alunos que devem construir em grupos paródias usando os dados, fatos e informações da matéria na letra da música escolhida. O estudo acontece primeiro nas salas de aula e, depois, a culminância no Galpão Cultural da escola, com a presença de pais, alunos e um júri convidado para escolher os melhores trabalhos.
Uma das novidades nesse 10º Geo Music ficou por conta da música de abertura, interpretada pela professora Simone Camilo e a aluna do 3º Colegial, Flávia Skiffini, acompanhadas por um grupo coreográfico muito bem ensaiado. Outra novidade, foi a realização do Geo Music à noite, abrindo assim mais oportunidade aos pais e amigos de assistirem à performance de seus filhos.
A torcida lotou o Galpão Cultural. Aplausos e incentivo não faltaram aos artistas que deram o melhor de si nas músicas tematizando assuntos estudados em cada série na matéria: relevo, solo, clima, hidrografia, crise mundial, poluição, desmatamento, emprego, desemprego e muito mais foi para o palco, mostrando o empenho da professora e dos alunos com a matéria.
A apresentação do Geo Music Show mais uma vez ficou a cargo do comunicador, Eder Luiz Moreira, e a difícil tarefa de escolher os melhores ficou de um corpo de jurados composto em sua maioria por ex-professores da escola: Inês Borges Estevão, Marlucia Magnabosco Ribeiro, Maria Elena de Jesus, Nira Melo, Sônia dos Reis Borges Lopes, o estudante universitário do curso de Geografia Antônio Amâncio Almeida e a estilista em Moda e administradora de empresas, Maria Clara Devós.