Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Comunidade comemora ‘Dia Nacional da Consciência Negra’

Edição nº 1181 - 27 de Novembro de 2009

A comunidade negra da cidade comemorou com apresentações culturais dos Ternos de Moçambique e Congadas, fanfarra da Escola Coronel, danças afro e batuque e sorteios de prêmios, o Dia Nacional da Consciência Negra, na praça Cgo. Hermógenes (Rodoviária), na tarde do último domingo, 29.

Delcides Tiago, Cid, presidente do Terno da Congada São Benedito, que idealizou a festa, falou da importância de manter viva a tradição. “Essa data para nós é muito importante, pois significa a luta que nossos ancestrais tiveram para acabar com a escravidão. Eles lutaram para que tivéssemos respeito e dignidade. O evento acontece para que tenhamos um dia de reflexão, mostrando para os demais que temos a nossa cultura, as nossas raízes e mostrando para todos que somos capazes”, justificou.

A mensagem de Cid, para os presentes foi de estímulos e esperança. “É importante que as pessoas reflitam sobre o papel de cada um, que apóiem os nossos eventos, a nossa cultura, porque essa data não é só nossa, mas de todos os brasileiros, porque nosso país é mestiço”, disse, afirmando que 50% da população de Sacramento é afro-descendente. “A data é de todos e todos devem apoiar as iniciativas de preservação da nossa cultura”.

Para as comemorações da data, Cid e os demais membros da diretoria contaram com o apoio da Prefeitura. “Temos tido ganhos, como o da Prefeitura, que nos tem apoiado muito, primeiro na festa da Congada e agora nessas comemorações, além do comércio que patrocinou muitos brindes que estão sendo sorteados entre os presentes”, reconheceu. 

 

Comunidade quer feriado

Recentemente, Cid Tiago, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal, para pedir maior participação dos edis aos eventos menores da cidade. Exemplificando, afirmou que nenhum vereador participou dos funerais da Rainha Mãe do Congado, Antônia Maria de Jesus, falecida recentemente. Lembrou também a omissão dos vereadores na Festa do Congado, dia 25. 

A comunidade luta agora, segundo Cid, para aprovar a lei que decreta como feriado municipal, o dia 20 de Novembro, a exemplos de mais de 300 cidades brasileiras. “Já estamos com um projeto pronto e estamos fazendo um abaixo-assinado para enviar à Câmara, pleiteando o feriado. Queremos promover esta festa em 2010, no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. Existe na Câmara um projeto e não sei por quê motivo ainda não foi aprovado. Mas agora vamos mandar outro, com o reforço das assinaturas e esperamos ter êxito”, explicou. 

 

Para Berto Cerchi, feriado prejudica comércio

O presidente da Câmara, Prof. Carlos Alberto Cerchi, que acompanhou de perto os festejos, elogiou a iniciativa, entendendo que o Dia Nacional da Consciência Negra não deva ser restrito a apenas um dia. Sobre a cobrança de um feriado no dia 20 de novembro, Carlos Alberto entende que uma reflexão deve ser feita, ouvindo todos os segmentos, para não se cometer erros. “O pedido é válido, a data merece, porém entendemos que pode se reverter contra a própria classe trabalhadora, que está reivindicando o ato”, disse.

“Essa reivindicação é também do comércio, que acha excessivo, o número de feriados, atrapalhando o seu faturamento. Chega no final do mês, eles têm que pagar aluguel, impostos, empregados e não houve faturamento, em virtude dos feriados e feriados prolongados”, argumentou, afirmando que se o comércio fechar as portas nesse dia, a classe trabalhadora vai perder o emprego.

 

Presidente Lula anuncia feriado para 2010

 

Se a Câmara Municipal não aceita o feriado do dia 20 de novembro, o mesmo não acontece com o presidente Lula, que anunciou, recentemente, que a partir de 2010, o dia 20 de novembro, será feriado nacional. O anúncio foi feito no dia 20, quando o presidente junto com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e mais seis ministros de Estado, integrou a comitiva que participou do ato público pelo Dia Nacional da Consciência Negra, na praça Castro Alves, em Salvador.

Na ocasião, o presidente anunciou que, a partir do próximo ano, a data comemorativa se tornará feriado nacional, além de reiterar o seu empenho para a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, em tramitação no Senado Federal, até o final do ano. De acordo com Edson Santos, ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir, o presidente “atende a uma reivindicação antiga do movimento negro: o reconhecimento da importância de Zumbi dos Palmares e seu significado simbólico o povo brasileiro”.