O alistamento é feito do dia 1º de janeiro a 30 de abril do ano em que o cidadão completa 18 anos.
Cerca de 200 jovens da classe de 1991 receberam os certificados de reservista na sexta-feira, 30, em solenidade realizada na Casa da Cultura 'Sérgio Pacheco'.
De acordo com o chefe da circunscrição da Junta Militar em Sacramento, Leonardo Cruvinel, 37, em média são feitos cerca de 400 alistamentos durante o ano.
“ - Apesar da grande divulgação, muitos jovens deixam atrasar o prazo, por isso fazemos em média cerca de 400 certificados', disse, alertando que a certificação é obrigatória para todo cidadão até os 45 anos.
Segundo Leo, o documento é necessário para o registro em firmas, carteiras de motorista, escolas, concurso, passaporte, abertura de contas.
“ - Há uma multa para quem não faz o alistamento, mas o problema não é a multa, o problema é a falta do documento. Não adianta correr na última hora, porque o documento é feito na Junta Militar, enviado para as delegacias e circunscrições, com prazo máximo de devolução em torno de 30 a 40 dias. Muitas firmas ou situações exigem o documento imediato, se o cidadão não o possui vai ficar prejudicado”, alertou.
A próxima classe a alistar-se são os nascidos em 1992. “O alistamento é feito do dia 1º de janeiro a 30 de abril do ano em que o cidadão completa 18 anos. Quem ainda não se alistou e não tem a Carteira de Reservista deve fazê-lo, só estão dispensados aqueles que têm mais de 45 anos”, recomendou o presidente da Junta Militar de Sacramento.