Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Estrada Ecológica Serra da Canastra: Todos unidos pela obra

Edição nº 1124 - 19 Outubro 2008

O vereador Cilenio Vilela de Castro, da cidade de Passos, um dos incentivadores da rodovia  Ecoturística da Serra da Canastra, que ligará o Triângulo Mineiro ao Sudoeste do Estado, cujo projeto data dos idos de 1969, esteve em Sacramento esta semana para divulgar e buscar junto aos políticos eleitos e lideranças locais, apoio para a obra. “Essa é a rodovia do século e será a obra mais importante do Estado de Minas. A ponte, ligando S. João Batista do Glória a Glória a Passos já está oficializada e já foi iniciada. É hoje, a obra mais cara do Estado, R$ 29 milhões. Por essa ponte acontecerá a integração regional Sudoeste-Triângulo Mineiro', explica apresentando o mapa. 

De acordo com Cilenio, um trabalho está sendo feito para que Furnas construa oito quilômetros da estrada, ligando a  hidrelétrica de Peixoto ao povoado das  Sete Voltas, já no município de Sacramento. “Como a negociação já está bastante adiantada, estamos antevendo a nova opção turística que terá a região do interior de São Paulo, para nossa região, como Passos, Sacramento e Delfinópolis. São dois anos de muita expectativa e otimismo em relação ao crescimento da nossa região.  Vim a Sacramento contatar os  eleitos para que possamos somar forças e viabilizar essa estrada”,  afirmou na redação do ET, onde esteve mostrando o projeto. 


Um pouco da  história da Estrada Ecológica

Tudo começou quando Cilenio assumiu o cargo de vereador passense em 1969 e junto com outras autoridades realizou o I Congresso dos Municípios das Bacias de Furnas e Peixoto com a presença do governador Rondom Pacheco. Vieram o segundo e  o terceiro congressos, sempre  com as presença de prefeitos e os governadores Aureliano Chaves e Eduardo Azeredo. Todos viam  com bons olhos a  viabilidade da rodovia, 

Apoios foram muitos, como o da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEC, mas o movimento  ganhou mais força foi nos anos 1990, com a eleição dos prefeitos José Martins (Delfinópolis), Nobuhiro Karashima (Sacramento) e Nelson Maia (Passos), que firmaram um convênio com a direção de Furnas e uma concentração de máquinas pesadas, engenheiros, topógrafos e operários começaram o trabalho de melhoria da estrada da Sete Voltas a Delfinópolis. 80% da terraplenagem foi concluída e a estrada tornou-se uma rodovia de primeira. 

As melhorias se estenderam depois por toda a estrada com o levantamento do grade e cascalhamento e foi aí que surgiu a figura do deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB) que se  empenhou no projeto, com o primeiro passo dado: o estudo do trecho por onde passaria a estrada. Após estudo técnico, realizado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT, das três alternativas apresentadas, foi aprovada a rota Sete Voltas-Delfinópolis-São João Batista do Glória-Passos. 

 De acordo com Cilenio, a estrada da integração está demarcada e oficializada com o nome de “Estrada Ecoturística da Serra da Canastra  e há a promessa do Governador Aécio Neves, da inclusão da obra no plano de governo 2007/2010.