Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Câmara Mirim Presidenta Deise avalia primeiro ano da Câmara e ´diz que sairá com tarefa cumprida

Edição nº 1125 - 26 Outubro 2008

A estudante, Deise Maria da Silva Reis, a primeira presidenta da primeira Câmara Mirim da cidade avaliou como positiva a criação desse espaço democrático para os jovens apresentaram ao plenário os seus trabalhos, mostrando a sua contribuição através de projetos, indicações que, se aprovadas pelo plenário da Câmara em exercício podem se transformar em leis. “Nossa gestão encerra no início de dezembro, tivemos êxito enquanto propostas, mas como foi ano político, não tivemos como apresentar projetos. Ficamos mais nas indicações e requerimentos, ouvindo bem o que o povo disse. Coisas simples, mas que fazem a diferença”, informou Deise.

Embora as indicações e requerimentos não tenham sido atendidos, os edis mirins pretendem desenvolver até o final da gestão projetos independentes. “Ainda não tivemos nenhum resposta do prefeito nem de nenhum outro órgão público solicitado, tanto que agora vamos iniciar alguns projetos realizados por nós mesmos', disse, antecipando que o projeto consiste em palestras voltadas para o lado político, social e ecológico do município, visando conscientizar o público jovem”, explicou. 

Deise encerra o seu mandato em dezembro e não poderá concorrer a um segundo mandato por já estar fora da faixa etária, 16 anos. Os vereadores mirins são eleitos para mandato de um ano. Aqueles que tiverem até 16 anos podem concorrer à reeleição, que será realizada no início do próximo ano. “Vamos realizar eleições mirins no início do ano E já estamos trabalhando para que mais jovens participem do processo. Vou encerrar esta gestão com a consciência do dever cumprido”, concluiu.

Ao abrir um espaço de participação aos jovens como a Câmara Mirim, o presidente Aristocles Borges da Matta deu importante passo para o estudante participar de uma das preocupações da escola, despertar o  protagonismo juvenil em nossos jovens.