Os associados da Cooperativa de Crédito Rural de Sacramento Ltda – Sicoob Credicoasa, vai definir em Assembléia Geral, no próximo dia 19, o futuro da instituição em relação à sua aglutinação com a Crediara – a cooperativa de Araxá. O edital, assinado pelo diretor administrativo, Adão Brasileiro dos Santos, e pelos conselheiros, André Eugênio Barra Bisinoto, Celso Amâncio de Melo e Luiz Carlos Epifania, e publicado na imprensa local, convoca os associados em primeira chamada, às 17h00, com a presença de 2/3 dos associados; às 18h00, com a presença de metade mais um e, em terceira chamada, às 19h00, com a presença de no mínimo dez associados.
Na ordem do dia, três pautas: a) deliberar sobre a incorporação com a Crediara; b) caso aprovada a incorporação, indicação dos nomes para integrar a comissão mista; c) assuntos gerais. Desde que surgiu o interesse da fusão com a Crediara, algumas reuniões foram feitas, inclusive com a presença de diretores da Crediminas, com o objetivo de mostrar as vantagens da incorporação, defendida, principalmente, pelo atual presidente, Ílio Borges de Araújo.
No final de novembro, o presidente, acompanhado do gerente da Credicoasa, Paulimar Bizinoto estiveram em Belo Horizonte, participando de um seminário bienal promovido pela Crediminas, onde o tema abordado defendia a aglutinação das credis: 'União, moeda para a competitividade'.
Para o presidente da Central Crediminas, Heli Penido, o evento é uma oportunidade de que as informações e conhecimentos debatidos contribuam para a compreensão e aperfeiçoamento de importantes questões para o segmento cooperativista de crédito. “O Sicoob Central Crediminas, no cumprimento do seu dever e missão de conduzir o Sistema para os novos tempos, buscando as melhores alternativas e antecipando soluções, deve estar sempre atento para captar as dimensões das mudanças em marcha, contribuindo para que os dirigentes e colaboradores das cooperativas associadas possam adotar outras formas de agir e de pensar”, disse.
Por outro lado, uma corrente, liderada por outros diretores da Credicoasa defende a sua independência, mostrando, igualmente, as suas vantagens.