A Associação das Folias de Reis de Sacramento (Aforeis) realizou no domingo, 23, o VI Encontro Municipal de Folias de Reis com o objetivo de resgatar e preservar essa tradicional expressão cultural de nosso município, como também oportunizar o surgimento de novos grupos e de novos capitães.
O presidente da Aforeis, Antônio Claret Scalon, Polaco, explicou que o Encontro Municipal nasceu há vários anos e que foi ele quem deu origem ao Encontro Regional. “Na década de 1980, iniciamos com o Encontro Municipal, que deu origem ao Regional e aí paramos com o municipal, só que estamos perdendo muitos capitães, nos últimos três anos foram quatro mortes e é preciso que surjam outros. O encontro municipal foi resgatado para criar novos líderes e os jovens estão aderindo, meninos e meninas. Estamos trazendo esse pessoal para que possamos manter a tradição, senão acaba”, justificou Polaco, adiantando que agendará uma reunião com o prefeito eleito, Wesley Baguá, para buscar apoio. “Queremos manter acesa essa chama e precisamos de apoio.”
No Encontro Municipal, além das Folias de Sacramento, participam também Folias de Reis Ponte Alta, Conquista e Rifaina, filiadas a Aforeis, num total de 16 folias. “Temos 19 folias de Reis cadastradas em Sacramento, mas Ponte Alta agora passará a pertencer à Associação de Uberaba, com direito inclusive a verba, as demais continuam conosco”, esclareceu.
A Aforeis possui um barracão no Alto Santa Cruz, construído em terreno doado pela Prefeitura, entretanto, segundo Polaco, o local é inviável para a realização dos encontros. “Precisamos de uma área maior, no mínimo 20 mil m2, em um local de mais fácil acesso. Lá, usamos para guardar o nosso material de cozinha, enfim tudo o que possuímos”.
Polaco disse que a Aforeis pretende negociar com o novo prefeito, Wesley Baguá, a permuta do terreno. “Assim, poderemos realizar os nossos encontros num local mais adequado”, justificou, esperançoso até com a nova Câmara, na expectativa de angariar apoio. “São novos vereadores, pessoas mais engajadas com a preservação cultural, esperamos obter apoio”, afirmou.
“Abenides Mariano era um dos grandes capitães da cidade”, diz Polaco
Para Polaco, o falecimento do capitão Abenides Mariano de Queiroz, no dia 11 de novembro foi uma grande perda para as Folias de Reis da cidade, assim como o falecimento de Agostinho Faria e Helio Gobbo. “O Abenides, além da nossa relação nas folias, ele era funcionário do STC. Ele era um dos mais antigos capitães do município, tinha um jeito próprio de cantar, era um grande conhecedor da história dos Três Reis Santos e possuía um acervo de instrumentos muito bom: violas, acordeons, violões, mais de 60 camisas e toalhas e era de uma grande simplicidade. Abenides nunca conheceu riqueza, mas foi um dos homens mais ricos de Sacramento, pela sua humildade, pelo seu conhecimento, pelas amizades que conquistou”, disse, ressaltando que o Encontro Municipal era dedicado aos três seguidores dos Três Reis falecidos esse ano: Agostinho, Hélio Gobbo e Abenides e garantiu que o grupo comandado por Abenides vai continuar. “Só não sei se eles vão conseguir cantar hoje, mas o grupo será mantido”.