O Grupo Amigos do Cajuru, coordenados por Maria Alice Dias Silva e Arnaldo Júnior dos Santos reuniu a criançada e adolescentes daquela comunidade para uma noite cultural na quadra do bairro, no último sábado. O presente maior da festa ficou com por conta da animação dos participantes, organizadores e voluntários: um presente de cultura, alegria e valorização de talentos.
Segundo os organizadores, o objetivo da Noite é encaminhar desde cedo as crianças para o esporte, as artes e leitura. “O que tem que ser feito, não pode ficar esperando. As crianças precisam de ajuda, então temos que ajudar na hora. O bairro tem condições de se unir e fazer a sua parte, sem ficar esperando a vontade do poder público. Nossas crianças precisam de lazer, de atividades saudáveis. Essa festa está sendo feita com a ajuda de amigos', explica Maria Alice.
Maria Alice batalha para tirar da comunidade a fama de 'bairro perigoso'. “O bairro é bom, o povo é trabalhador, não podemos deixar que uns poucos destruam as nossas crianças. Nós temos condições de fazer alguma coisa. Precisamos de ajuda? Sim, muita, mas vamos fazer a nossa parte. Queremos o melhor para as nossas crianças. Queremos mudar a imagem do Cajuru”, diz.
Para despertar a criançada, o grupo Amigos do Cajuru criou um grupo de dança coordenado por Arnaldo, criou também o Cantinho do Livro e há outros projetos em vista para o próximo ano. “Criamos o Cantinho do Livro. Não temos livros, mas pegamos nos nossos nomes na Casa da Cultura e três vezes por semana devolvemos os livros e pegamos outros. As crianças lêem, discutem, recontam as histórias. E agora que é tempo de férias, vamos criar outros projetos para as crianças”, informa.
A noite do sábado, 13, foi a noite cultural com apresentação de dança com as crianças e participação de voluntários: o musicoterapeuta Julio Pucci, mestre Beto da Capoeira, voluntário que dá aulas toda quarta-feira para as crianças do bairro e o terno de Congado da cidade. “As crianças foram preparadas, ensaiadas, treinadas. Elas têm aulas no Telecentro do Cajuru, agora vão mostrar o que aprenderam e a empolgação é grande”, confessa a coordenadora do grupo, que foi fundado há cerca de um mês.
Registramos na festa as presenças de Joel Vilela Moura Leite; Maria Isabel Araújo de Moura Leite e Gabriel de Moura Leite, respectivamente, presidentes do Rotary Clube, Casa da Amizade e Rotary Kids; de Carlos Henrique de Oliveira, um dos nomes cotados para assumir a secretaria de Educação do município; Ozana De Santi Melo e seu filho, o prefeito eleito Wesley de Santi de Melo; e o vice-prefeito, Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, pais, moradores do bairro, dentre outras.
O saldo final da festa foi que o que o grupo já ganhou alguns livros para o Cantinho do Livro e a promessa de Baguá de investir nos projetos para os moradores do bairro e ganharam também novos adeptos para o grupo.
Carlos Alberto de Rezende, mestre Beto, que participou do Dia V, na Apae no dia 6, fala dessa participação voluntária. “Temos que fazer a nossa parte, se cada um fizer alguma coisa teremos um mundo melhor. Para nós isso é muito importante, porque divulga a arte da capoeira e desperta novos adeptos.