Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade ganha nova academia

A Ativa Academia, como o próprio nome indica, está em total atividade, com os que querem manter a forma, desde que foi inaugurada no final de dezembro pelo jovem Thiago Medeiros Jerônimo, 24, formado em Educação Física há dois anos e meio. “Até me formar trabalhava na Academia Atlântica, depois tentei a vida no Mato Grosso por dois meses, mas decidi voltar e passei a trabalhar como personal trainer particular e comecei a perceber a necessidade e os anseios dos clientes, aí nasceu a idéia da Ativa Academia, focada para a musculação. Os meus alunos me deram o norte para academia”, explica.

O foco principal da Ativa academia é a musculação, mas o campo na área é vasto: ginástica localizada, aeróbica, hidromassagem. “Há muitas atividades dentro de uma academia, mas a musculação é o meu foco de trabalho, direcionada para qualquer tipo de público e com diversas finalidades”, completa, ressaltando a importância do exercício físico. “As pessoas têm que se exercitar, não importa se é na academia ou fora, não pode é ficar parado. A vantagem da academia é que as pessoas estão livres de imprevistos e têm várias opções, mas o valor de uma caminhada ao ar livre ou na esteira é o mesmo”, compara.

Thiago fala das vantagens de opções que a academia oferece em relação à rotina da caminhada. “Há outro detalhe, na academia há mais opções, porque o organismo acostuma com o mesmo tipo de atividade depois de um certo tempo. Com o passar do tempo a atividade passa a ser normal, é preciso dar um estímulo maior para o organismo”, diz, alertando para o improviso.“Há pessoas que tentam assimilar os exercícios em barras, com pesos e improvisam em casa, é preciso ter cuidado, é preciso ter monitoramento, não dá pra improvisar certas atividades em casa”, diz.

Otimista com a procura pela academia, que está aberta das 5h30 às 22h00 de segunda a sexta-feira e das 9h00 às 17h00 aos sábados, o professor fala do custo acessível para o aluno. “E o preço é convidativo, temos preços individuais diários e o plano familiar, que pode variar de R$ 30,00 a R$ 45,00. A freqüência é feita de acordo com objetivo da pessoa”.

A Ativa Academia oferece 19 equipamento de musculação, quatro esteiras e duas bicicletas, barras para alongamento e emprega quatro pessoas, uma secretária, um professor de Educação Física, além de dois estudantes de Educação Física, na condição de estagiários, tudo supervisionado pelo proprietário Thiago Medeiros Jerônimo. “Eu preciso desses monitores para não perder a qualidade do atendimento, o acompanhamento dos exercícios é constante”, afirma.

Pessoas não habituadas a atividades físicas necessitam de uma avaliação médica. “Sem uma avaliação médica não dá pra começar. Uma avaliação médica é que vai dizer se a pessoa está apta ou não para a fazer os exercícios, a partir daí a gente começa moderadamente, até o organismo se habituar a atividade”. Cada aluno tem uma ficha de acompanhamento com a prescrição das atividades conforme os objetivos, restrições de atividades, lesões e freqüência e a relação de exercícios distribuídos de acordo com o grupo muscular”, afirma.
A Ativa Academia fica na Avenida Professor Rabelo, em frente ao Varejão Primo´s”.

Em boa forma na Ativa Academia

Walter dos Reis, 46, há três meses está malhando na Ativa Academia e aprovou a decisão. “A vida da gente é pra baixo e pra cima de carro, sem tempo pra exercícios, aí decidi entrar na academia e já estou sentido a diferença. Aqui faço um pouco de cada coisa: esteira, bicicleta, musculação e me faz bem. Mais disposto pra trabalhar, animado, até pra dormir ficou melhor, porque cansa o corpo, mas alivia a tensão. E o horário é ideal, porque não tenho tempo noutros horários”, avalia.

Rosangela Bianchi Pereira, 50, também pela primeira vez freqüenta uma academia. “Arrependo-me por não ter começado a freqüentar antes, mas nunca é tarde”, diz, falando de seus objetivos. “Busco, em primeiro lugar, saúde, qualidade de vida, criar mais resistência e estou conseguindo, pois sinto que melhorei muito nesses 15 dias. Tem dia que a gente está cansadinha do trabalho, mas não dá pra faltar, a atividade da academia ajuda a descansar”.

Danilo Gonçalves Silva, 22, no alto de seus 110 quilos, com a camiseta toda molhada de suor, no ritmo forte da esteira, diz: “É a primeira vez. Estou malhando bastante, com um objetivo: perder peso. Há três semanas dou duro aqui e já perdi cerca de três quilos. E sinto que meu ânimo é muito melhor depois que passei a freqüentar. Está valendo a pena”, afirma.