Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CEO é o resgate da dignidade de Sacramento

O Secretário Municipal de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, ao dirigir-se ao ministro Saraiva Felipe, enumerou serviços de Sacramento, destacando os investimentos da prefeitura na saúde. "Queremos agradecê-lo pela liberação de recursos para implantação, ampliação e melhoria do sistema de tratamento e destinação final dos nossos resíduos sólidos, o nosso lixão. Por último, Sr. Ministro, o nosso maior agradecimento hoje vai para mais duas grandes ações de sua excelência em favor da nossa população, a liberação de recursos para a construção das unidade básica de saúde do bairro São Geraldo (...) e o Centro de Especialidades Odontológicas, que entendemos como resgate da dignidade do cidadão sacramentano, que passa ter direito e acesso a esse tipo de serviço tão sonhado e almejado", disse, elogiando atuação do prefeito e dos servidores da área de saúde.

Ação Pública que engrandece a cidade

O presidente da Câmara Municipal, Bruno Scalon Cordeiro, discursou, parabenizando o prefeito Joaquim Rosa Pinheiro e o ministro Saraiva Felipe. "O que assistimos aqui hoje é uma ação administrativa voltada para a saúde, com a inauguração do CEO, um dos primeiros a serem inaugurados no estado. É esse tipo de ação, esse tipo de político que o Brasil está precisando", disse saudando os prefeitos, vereadores e demais autoridades visitantes.

Prefeito agradece Atenção de Ministro

O prefeito Joaquim Rosa Pinheiro saudou o ministro Saraiva Felipe agradecendo pelo atendimento das reivindicações do município. "Recebemos uma autoridade de relevância, que conhece de perto os nossos problemas, as nossas aflições e nossos anseios. Recebe as nossas reivindicações com atenção especial e trabalha sempre para trazer os benefícios que tanto sonhamos", disse, recordando programas realizados em sua primeira gestão, nos anos 90 e enumerando as ações de seu atual governo.
Ao falar sobre o CEO, Joaquim disse que não brinca com a Saúde. "Aqui, não brincamos com a saúde das pessoas. Utilizamos todos os instrumentos legais, buscando alternativas seguras, no sentido de firmar o direito fundamental e os meios que garantam a saúde e o bem esta de nosso povo. Estabelecemos parcerias, celebramos convênios, contratos, porque sem dúvida, o investimento terá reflexos a médio e longo prazos", disse, acrescentando justificativas sobre o papel do homem público. Disse até que em seu governo não persegue ninguém.

CEO cobre uma lacuna do SUS

O ministro Saraiva Felipe, após falar de sua satisfação de estar em Sacramento e na região, destacou a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas -CEO. "É uma obra fundamental dentro do processo de democratização do acesso ao serviço de saúde no Brasil. Quando recebi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a incumbência de dirigir o Ministério da Saúde, recebi uma orientação geral de fortalecer o Sistema Único de Saúde SUS, que, mesmo com seus problemas, suas mazelas, atende a 80% da população brasileira. Ou seja, 140 dos 180 milhões de brasileiros e brasileiras são atendidos, têm como única porta de acesso ao serviço de saúde, o SUS", informou o ministro.

A seguir, destacou alguns dados do governo Lula. "Desses projetos de atenção básica de saúde eu ressalto, que saltamos de 16 mil equipes de saúde da família em 2002, para atingirmos no final desse ano, 26 mil equipes em funcionamento no país. Na saúde bucal, tínhamos não mais que três mil equipes, no início do governo do presidente Lula e estamos com mais de 16 mil equipes funcionando no Brasil, com êxitos memoráveis, em todas as regiões do país", destacou, afirmando que até o final do semestre mais 400 centros semelhantes ao de Sacramento estarão inaugurados. "Temos resultados superiores ao que se tem hoje nos Estados Unidos e outros países com gastos maiores e um sistema de saúde mais estruturada e mais antigo", disse mais.
O ministro elogiou Sacramento pela receptividade e ganhou o 'parabéns pra você', executado pela Banda Lira do Borá, sob a regência do maestro Paulo Constâncio da Silva.