Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Católicos refletem Campanha da Fraternidade


Católicos de Sacramento estiveram em retiro no Mosteiro Santa Maria dos Anjos na Providência de Deus, no domingo, 19, das 8h00 às 16h00, para refletir sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema é, ´Fraternidade e as pessoas deficientes´. Frei Francisco Belloti, superior da Fraternidade de São Francisco de Assis na Providência de Deus, que tem vasta experiência à causa dos deficientes, pregou o retiro. "O retiro tem o cunho da CF, com o lema, ´Levanta-te, vem para o meio´. E como temos várias obras dedicadas a pessoas portadoras de deficiências, fomos convidados a traduzir um pouco a experiência que temos com eles", justificou.

Segundo Belloti, a mensagem que deu aos participantess foi sua própria vida. "Eu disse aos participantes do retiro que nós não temos mensagem a passar, que a mensagem é a nossa própria vida, com a experiência que temos de vida já de longos anos com essas pessoas", disse, apontando para os cartazes ilustrativos, com pacientes da entidade Hospitalar João Paulo II na Providencia de Deus, em São José do Rio Preto, que assiste 156 pacientes, homens, mulheres, jovens. "Metade desses pacientes são acamados, os outros trabalhamos para a reinserção na sociedade", explica.

O pároco, Pe. Levi Fidelis Marques, também falou da importância do retiro espiritual. "Esse retiro é organizado pela paróquia no tempo quaresmal. É um exercício espiritual que oferecemos ao nosso povo, porque quaresma é tempo propício de conversão, mudança de vida, mais oração e o retiro, por menor que seja, vem ser um exercício que ajuda na reflexão", justifica, avaliando positivamente a participação. "Convidamos os frades para trabalhar conosco, mostrando o gesto concreto que eles realizam, pelo trabalho que fazem em Jaci e outras cidades. Assim, passaram para nós o tema da Campanha, o 'ver', o 'julgar' e o 'agir', com o que eles fazem".
O retiro espiritual encerrou às 16h00 com a missa celebrada por Frei Francisco Belloti.

Jovens promovem encontro

Cerca de 200 jovens reuniram-se no Mosteiro Santa Maria, no último domingo, para um dia de reflexão e louvor. O encontro contou com a participação de jovens sacramentanos e das cidades de Água Comprida e Conceição das Alagoas, todos coordenados pelos padres, Sandro Dalmolin, de Sacramento; Carlos Alexandre de Souza, de Água Comprida e o diácono José Bezerra Pereira.

Abordando o lema da CF 2006, ´Levanta-te e vem para o meio´, o encontro chamou atenção para o problema das pessoas com necessidades especiais. "É importante que reflitamos isso com nossos jovens, porque todos nós somos deficientes, alguns talvez, por falta de um membro ou parte dele, ou porque não conseguem se locomover, não ouvem, não vêem, mas a maior deficiência que o ser humano tem é a falta de amor. A falta de amor é o que acaba fazendo com que essas pessoas com necessidades especiais fiquem excluídas. Queremos no fim do dia, que os jovens saiam daqui com essa consciência, de que a falta de amor é o que ocasiona exclusão, é que não deixa nenhum dos irmãos que precisam, sair e vir para o meio de todos, par ao meio do povo", disse Pe. Carlos Alexandre, 30, que trouxe de Água Comprida, outros 11 jovens.

O diácono José Bezerra Pereira, de Conceição das Alagoas, 28, veio também com 15 jovens. E mais Pe. Sandro Dalmolin, 35, e uma grande equipe de apoio, todos coordenando o encontro de jovens, com animação total, muita música, testemunhos de pessoas com necessidades especiais, familiares dessas pessoas, reflexão e oração.