O Clube Atlético Sacramentano CAS, completou 55 anos de fundação no último dia 18. A data foi comemorada com simplicidade, um treino com a garra dos jovens atletas, que tiveram a oportunidade de contatar o veteraníssimo, Mario Afonso de Almeida, o Marinho, autor do gol na festa de fundação do Clube Atlético, em 18 de março de 1951, contra o Patrocínio Futebol Clube. Placar 1x0.
O presidente do CAS, Robson Afonso Giani, Robim ao falar da data, mostra sua satisfação. “É uma alegria muito grande, pra gente, essa data, porque um time amador chegar a 55 anos, atravessando crises e tudo e estar com um estádio desse aqui é uma satisfação muito grande”, diz, acrescentando que fez o possível para fazer uma festa à altura da data.
“Hoje não é muito fácil, mas conseguimos reunir os atletas, fizemos um jogo treino e agora estamos confraternizando com a presença de uma pessoa importante pra nós, o Marinho, que deu uma mensagem para os jogadores. Esse contato foi muito bom. Ele incentivou os meninos a se dedicarem ao clube e é isso que precisamos”, explica.
Por outro lado, Robin lamenta a pouca participação e falta de interesse pelo futebol de campo e atribui a vários fatores. “Sacramento cresceu muito, os tempos mudaram e não há mais aquela movimentação que havia aos domingos. Os atletas jogando, os campeonatos, os torcedores incentivando. Naquela época só havia o futebol em Sacramento, não havia gruta, televisão, essa febre de ranchos e essa gama de diversões e com isso o futebol perdeu espaço, a cidade ficou carente de futebol, se os prefeitos não ajudarem acaba”, diz.
Robim, vê também uma certa dificuldade em reativar o clube com treinos semanais e jogos constantes. “O pessoal trabalha, vai pras faculdades à noite e não dá pra treinar. Os poucos que querem, às vezes, não têm um horário. Mas vamos zelando pelo patrimônio e mantendo a Escolinha de Base” - diz ressaltando o esforço de todos para realizar alguns campeonatos esporádicos, lamentando a falta de público.