Do dia 10 ao dia 17, a secretaria da Saúde estará promovendo na cidade, uma campanha preventiva com o objetivo de estimular as mulheres a fazerem o exame preventivo de câncer de mama e colo uterino. O mutirão, que será coordenado pelos enfermeiros e pela médica ginecologista, Gisele Agreli de Melo, acontecerá nas seis unidades do programa de acordo com a seguinte programação: dia 10, UBS Hermócrates Correa; 11, UBSF Chafariz/Azagaia; 12, UBSF João XXIII/Cajuru; 15, UBS Aracy Lopes Pavanelli e dia 17, UBSF São Geraldo/Maria Rosa. A partir do dia 8, a campanha começa com entrevistas pelas emissoras de rádios da cidade, diariamente, às 11h00, até o dia 10.
Segundo o coordenador do programa, Michel Magela Gobbo, “a meta é coletar material para o exame de Papa-Nicolau no maior número possível de mulheres que têm dificuldade de realizar o exame em dias normais”. Alertou Gobbo que, “para se submeter ao exame preventivo do câncer do colo do útero é necessário que a mulher não esteja menstruada, não mantenha relações sexuais na véspera do exame e não esteja usando medicação vaginal ou duchas nas 48 horas anteriores ao exame. Informou mais que na zona rural os exames serão realizados de acordo com a visita da equipe.
Contratação de médicos
Com o objetivo de atender os programas, 'Saúde em Casa e 'Saúde Mulher', a secretaria de Saúde contratou em 2006 dois médicos ginecologistas, Magid Maluf Filho e Gisele Agreli de Melo. Segundo a secretaria, os programas vão proporcionar uma maior assistência a mulher, visando, principalmente: a redução da mortalidade infantil e materna; prevenção dos cânceres de mama e colo de útero; planejamento familiar; descentralização do pré-natal de risco habitual; referenciação do pré-natal de alto risco; redução da gravidez na adolescência; humanização do parto e incentivo ao aleitamento materno.
PMS e SINE qualificam50 trabalhadores
Uma parceria firmada entre Prefeitura e Sistema Nacional de Emprego - SINE, juntamente com o governo federal e estadual vai possibilitar a qualificação profissional de 50 trabalhadores para atender o emergente mercado de trabalho ligado à costura e calçados. “Nosso objetivo é o de promover a empregabilidade com qualificação profissional. Essas empresas terão à sua disposição pessoas qualificadas em costura industrial (overloque e galoneira), corte, preparação e pesponto de calçados”, informou a diretora do SINE local, Cyntia Silva.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Hilma Fonseca, “o objetivo é criar oportunidades de acesso da população a cursos de qualificação, adequando-os às demandas do mercado local, articulando com as empresas, parcerias que visam à inclusão no mundo do trabalho”.