Aristócles Borges da Matta e Emmanuel Silva, ao lado com os vereadores outorgantes,
Luizão Bizinotto e Aristócles
Para marcar os 135 anos de instalação da Câmara Municipal, o poder Legislativo outorgou títulos de Cidadania Honorária de Sacramento a Aristócles Borges da Matta, Emmanuel Alves da Silva, Ir. Juliana Maria da Eucaristia Ferreira e a José Ferreira Fróis; também foram homenageados com Moção de Congratulação, Deputado João Bittar Júnior, Francisco Afonso da Costa, Ir. Juliana da Maria da Eucaristia Ferreira e Unipac; e os ex-presidentes da casa, Luiz Antônio Afonso (Zinho), José Arthur Barbosa Afonso, José Rosa Camilo, Vani Ramos, João Jarnaldo Araújo, Júlio Gaspar Jeronimo (representado pelo vereador José Maria Sobrinho), Ivone Regina Silva, Maurílio Juvêncio Bizinotto, Carlos Alberto Cerchi (representado pela irmã, Dora Cerchi),
Wesley De Santi Melo e Hilma Terezinha Nascimento Fonseca; além das Comendas de Mérito Legislativo.
Ir. Juliana Maria e Marcos
Ordem do Mérito Legislativo 'Dr Clemente Vieira de Araújo'
A comenda da Ordem do Mérito Legislativo ´Dr. clemente Vieira de Araújo´, criada em 1999, de autoria da então vereadora, Ivone Regina Silva, é a maior honraria concedida pela Câmara Municipal às pessoas que trabalham para o bem comum. Os agraciados com a insígnia da Ordem do Mérito Legislativo foram o vereador presidente da Câmara, Bruno Scalon Cordeiro, por indicação do vereador Hélio Nunes Aguiar; o arcebispo emérito da Arquidiocese de Uberaba, Dom Benedicto de Ulhoa Vieira, por indicação do vereador Bruno Scalon Cordeiro; a advogada, Dora Cerchi, a primeira mulher a ocupar uma cadeira não legislativo sacramentano, indicação do vereador Aristócles Borges da Matta; o empresário, Léo Luiz Cerchi, por indicação do vereador José Maria Sobrinho; o advogado Éderson Santo Bisinotto, por indicação do vereador Luiz Constantino Bizinoto; o professor José Gonçalves Cintra, por indicação do vereador Luiz Antônio Sinhorelli.
Os novos cidadãos sacramentanos
Sacramento ganhou cinco novos filhos, através da outorga do Título de Cidadania Honorária de Sacramento. Os agraciados são pessoas que por alguma razão, escolheram Sacramento para morar. Mais que isso, adotaram as terras do Borá como sua nova terra e, de alguma forma, contribuíram ou contribuem para o seu crescimento. O advogado e vereador, Aristócles Borges da Matta; o funcionário aposentado da Cemig, José Ferreira Fróis trabalharam e trabalham, criaram famílias e se tornaram sacramentanos por adoção. Irmã Juliana Maria da Eucaristia Ferreira, da Congregação de São José de Cluny, que há 26 anos avista o cruzeiro do sul na cidade de Sacramento, contribuindo sobremaneira com a Santa Casa, distante do cruzeiro do norte, d´além mar, onde nasceu, no distante Portugal. E Emmanuel Alves da Silva, espírita conquistense, que há muitos anos socorre aqueles que o procuram, independente de fronteiras, além de ministrar inúmeras palestras em Sacramento e na região.
Moção Honrosa
Uma nova modalidade de homenagens foi a Moção Honrosa, concedida a pessoas e ou a instituições pelos serviços prestados à cidade. Foram homenageados o deputado estadual João Bittar Júnior, Irmã Juliana Maria da Eucaristia Ferreira, Universidade Presidente Antonio Carlos – Unipac, através da diretora Iara Maria Araújo e o funcionário da Cemig, Fernando Tadeu Silva.
Homenageados agradecem honrarias
À advogada, ex-vereadora Ivone Regina Silva, a primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara, coube agradecer a honraria em nome de todos os ex-presidentes. “Cumpre-nos, em nome dos ex-presidentes desta egrégia Câmara Municipal de Sacramento, na condição de primeira presidenta deste Legislativo, administração 1995/1997, uma missão honrosa de agradecer esta homenagem que ora nos é prestada nesta solenidade que tornar-se-á notável pela sua grandiosidade em que inaugura-se a tão necessária ampliação deste plenário “Dr. Paulo da Graça Lima”.
“Queremos, pois, nesta hora de tão grande emoção para todos nós ex-presidentes desta egrégia Casa, compartilhar a alegria deste momento, inicialmente, com os nobres edis que compõem este colendo colégio, por terem aprovado tão gratificante homenagem, colaborando para que obtivéssemos mais esta importante conquista. Agradecemos às nossas famílias sempre presentes ao nosso lado, nos bons ou nos difíceis momentos da vida. Aos amigos, pelo encorajamento, apoio e amizade demonstrados durante toda a nossa convivência e que hoje aqui se fazem presentes neste momento tão significativo. Enfim, a todos que aqui se encontram, e que muito nos honram, nosso reconhecimento e gratidão”.
Dom Benedicto: Somos membros da comunidade sacramentana
O arcebispo da arquidiocese de Uberaba, Dom Benedicto de Ulhoa Vieira, agradeceu a homenagem em nome de todos os agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo. Veja seu discurso na 'Crõnica da Semana', pág. 2.
Saudades e orgulho
O presidente da Câmara, Bruno Scalon Cordeiro, ao discursar lembrou de sua infância de mãos dadas com o avô João Cordeiro e do sonho que sonhou de um dia ocupar o parlamento. “Hoje, chefe do Poder Legislativo, exatamente assentado naquela cadeira daquele mesmo gabinete onde um dia meu avô dirigiu os destinos de nosso povo. Pude, hoje, volver os meus olhos ao passado, que me comove e me traz imensas saudades, mas ao mesmo tempo me enche de orgulho e de felicidade”, disse.
Discorrendo sobre a história da instalação da Câmara. Bruno destacou a devolução de dividendos ao Executivo, destinados a beneficiar os universitários; citou as melhorias havidas na Câmara, tanto no aspecto de recursos materiais, quanto humanos, considerando a Câmara de Sacramento, uma das mais modernas e inovadas do país. Finalizando, Bruno saudou todos os que foram homenageados, os familiares, os funcionários da Câmara e os edis com quem compartilha o dia-a-dia no parlamento. “Obrigado por comungarmos o ideal de servir o nosso povo, somos mais que a voz do povo. Somos as lágrimas, os desejos, as aflições de cada sacramentano”, disse e concluiu pedindo a proteção de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.
Discursaram ainda os vereadores Aristócles da Matta, Marcos Jerônimo Borges, José Maria Sobrinho e o preito Joaquim Rosa Pinheiro.