Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cadeia publica ganha abrigo para menores e celas femininas


O Conselho de Defesa Social de Sacramento, o Poder Judiciário e o Ministério Público entregaram a Sacramento, no dia 31 de outubro o abrigo para menores infratores e a cela feminina, construída graças ao empenho dos três órgãos e cooperação da Prefeitura com a mão de obra.
A construção do abrigo para menores infratores objetiva acolher provisoriamente os menores, no período de decisão do processo, aproximadamente 45 dias, até o seu encaminhamento às instituições responsáveis e preparadas para recebê-los, buscando a sua recuperação para a inclusão na sociedade. As celas femininas servirão de abrigo para as infratoras, no período de decisão do processo. Até então, as mulheres detidas em Sacramento eram encaminhadas para a cidade de Araxá por falta de uma cela própria em Sacramento.

Em recente entrevista, o presidente do Conselho de Defesa Social e Segurança, o promotor Márcio de Oliveira Pereira justificou a obra. “Essa obra surgiu da necessidade que a comunidade tem para acolhimento de menores, então o Conselho decidiu encampar a construção de um abrigo para menor infrator e cela feminina, juntamente com o Judiciário e Ministério Público, porque é de lá que vêm os recursos para a construção, através das transações feitas pelo Ministério Público, homologadas pelo judiciário, ou seja os recursos para a construção dessa obra vem dessa parceria”, explicou, adiantando que o próximo passo agora é concluir a construção do albergue.

Durante o solenidade discursaram o presidente do Conselho de Defesa e Segurança, Márcio de Oliveira Pereira, que cumprimentou a todos pelo empenho na construção das celas, destacando o empenho do tenente da reserva, Vicente da Silva Filho; do advogado Luiz Fernando de Oliveira.
A juíza Cíntia ao discursar, lembrando Rui Barbosa, “Quem dera ao invés de cadeias construir mais escolas ou locais de arte trazendo a paz e alegria”, disse da sua satisfação em poder participar de maneira efetiva para a construção da obra que beneficiará em muito Sacramento.
Prosseguindo a solenidade, por fim, o juiz Alaor Alves Melo Júnior, diretor do fórum local, lembrando do antigo pátio, falou do amontoado de carros e depósito de ratos vivos ali existente durante muitos anos. E o prefeito Joaquim Rosa Pinheiro destacando a necessidade do local, enfatizou o seu empenho em melhorar a segurança no município.