Dia 05 de julho de 1997. Não era aniversário da cidade, mas os sacramentanos ganhavam um superpresente: a Art's Editoração, o que mais tarde em 2003, através de um grande investimento, ampliou suas instalações e serviços e alterou o nome fantasia para Art's Comunicação Publicidade e Propaganda, mais que uma agência, é certeza de criatividade e qualidade.
Um empreendimento na busca incessante da satisfação dos seus clientes. O sucesso da Art's traduz o dinamismo da empresária Sandra Beatriz Silveira Borges, proprietária e responsável pelas criações e pela administração geral da agência, sendo uma empresária futurista e sempre antenada com as exigências do mercado, em 2004, Sandrinha deu outro salto, incorporando aos serviços prestados pela agência a promoção de eventos além do estúdio, e para este ano, já está em planejamento a iniciação da montagem da oficina, hoje ainda parte terceirizados. Competência e bons resultados são para serem comemorados. Em entrevista a este jornal, com sua cativante simpatia, contou como tudo aconteceu, da pequena sala de edição ao sucesso de hoje.
O início
Comecei pequena, engatinhando com um escritório em casa. Eu era sozinha e com um trabalho limitado em edição, digitação e diagramação. Com o passar do tempo, as coisas foram acontecendo. Não foi nada fácil. Naquela época era ainda mais difícil que os dias de hoje, a contratação de um pré-profissional da área, era praticamente impossível, então o jeito, era mesmo qualificar ali dentro, do meu lado, dia após dia. Todos, até hoje, que trabalham ou trabalharam na Art's, entraram com um mínimo básico, alguns até mesmo sem ele, todos sem exceção foram devidamente treinados e pré-qualificados dentro da empresa, foi uma questão de oportunidade.
Mais que empreendimento, considero um trabalho de responsabilidade social, de cidadania, que além de gerar empregos, promover e qualificar profissionais, investir em uma estrutura digna de um centro maior, permanecer desde o início sendo uma empresa idônia, pagando impostos e contribuindo assim para o crescimento de nossa cidade, a resposta a isso tudo não tinha como ser negativa. Conquistando novos clientes e abrindo novas contas empresariais, como já era a meta desde o início, abri as portas ao público e aos poucos fui ampliando o leque de serviços e produtos, passando assim a atuar na área de comunicação. Hoje, criamos e confeccionamos, ou seja, mais que agência é também uma gráfica rápida digital, além de uma extensa lista de prestação de serviços. Saltamos de uma editoração para uma agência de publicidade e propaganda, ainda com um diferencial de muitas, que além de oferece todo o processo de projetos e criação, ainda faz toda a produção final de um determinado serviço ou produto, você começa aqui e tem a opção de terminar aqui. O propósito é facilitar ao máximo, visando agilidade, comodidade e priorizando sempre a qualidade na entrega de um serviço ou produto ao cliente, responsabilizando-se por todo o processo até a embalagem final da entrega dos serviços e/ou produtos.
Buscando novas tecnologias
Não fui a pioneira no trabalho de editoração na cidade, mas fui a primeira a acreditar no mercado e neste segmento, acreditando investi em cursos e equipamentos de última geração, visando oferecer serviços e produtos diferenciados, que até então não eram encontrados em Sacramento, com isso reconheço que hoje somos uma das mais bem montadas empresas no ramo.
Não há dúvida que a Art's cresceu, correspondeu à resposta da população local e região. Mágica? Não, apenas trabalho, profissionalismo, qualidade e respeito ao cliente. A soma disso resulta hoje no que é a agência da Art's, dentro de um conceito inovador de requinte, sofisticação e convivência. Sempre fui de buscar desafios, curiosa, ousada, traçando meus objetivos e metas e me virando na busca das soluções. Viajei muito, estudei, pesquisei e busquei nos grandes centros a tecnologia de ponta, porque ainda hoje o mercado de Sacramento e região é muito limitado, eu tinha que buscar novos horizontes, novos mercados.
Trabalho regional
Estou abrindo novos campos de trabalho no estado de São Paulo, no eixo Ribeirão Preto e Araraquara, focando mais a área empresarial, atendo através da Internet e em visita particular pelo notebook. Esse convite sempre existiu, mas o meu tempo era praticamente exclusivo para Sacramento, sempre acreditei na minha cidade e batalhei muito para conquistar o espaço que ocupo hoje. A idéia sempre foi primeiramente atender a minha cidade, investindo e dedicando aqui os meus conhecimentos, além de trazer inovações, serviços e produtos de qualidade, facilitando o acesso a essa área que até então era limitada a grandes centros e por um custo incompatível ao nosso mercado.
Agradeço de coração a todos os sacramentanos que confiam, valorizam o meu trabalho e me apoiam, bem como os meus parceiros e demais empresários que vivem na busca incessante da melhoria da nossa Sacramento. Como ainda não está claro para muitos o que realmente é uma agência e a alta qualidade e diferenciação das nossas criações, talvez quem sabe para maior esclarecimento é uma opção consultar outras empresas do ramo e conhecer melhor os nossos trabalhos. Sem mesmo sair daqui, consegui graças a Deus ultrapassar fronteiras, prestando serviços através de assessores a Banda Cavalinho, que é sucesso em todo o sul e que garante a explosão da Oktober Fest em Blumenau-SC, relatórios da Seleção Brasileira de Vôlei masculino, book Virna (jogadora de vôlei), exposição em 2001 de Presidente Prudente juntamente com a Agrishow de Ribeirão Preto entre outros tantos, como a empresa Consórcio Nacional Motomax até então com sede em Uberaba, Aritana (Ituverava), Dagmar Bizinotto, IPCC Lab e Espaço B Luminárias (Araraquara), etc. O projeto de um escritório fixo em outra região está sendo devidamente estudado, pesquisado e analisado para o ano de 2007, estamos na fase de visitações, para a abertura e conquista do novo campo, mas, independente de concluirmos esse projeto, mas aqui ainda há muito o que se fazer. É minha intenção manter a sede aqui com toda a estrutura que já oferecemos hoje, e se o mercado suportar, e tivermos o apoio necessário que Sacramento e região tem a oferecer, das empresas públicas e privadas, profissionais liberais e autônomos, entidades, bem como dos demais, temos condições de revolucionar ainda mais na profissionalização do que se foi apresentado até hoje.
Qualidade primorosa
Sempre, desde o início, a Art's batalhou em cima da qualidade e sempre buscou tecnologia de ponta. Não tem segredo, sempre investi em qualidade, e nunca abro mão do diferencial, seja nas criações, na qualificação profissional, no leque extenso de produtos e serviços, na estrutura física do ambiente ao atendimento. Por tudo isso, nosso slogan padrão é "Existe uma diferença".
O nosso propósito é sempre oferecer ao cliente o que há de melhor, mas cada coisa tem seu preço, em função disso, dispomos de um leque de opções que fazem com que os custos variam muito. Tudo vai de acordo com a necessidade do cliente, do que realmente ele busca e espera do resultado do trabalho, e é claro, que vá de encontro a sua disponibilidade de investimento. Temos preços e preços. Um exemplo é uma fotocópia colorida, se é jato de tinta é um custo que varia em torno de R$ 1,80, agora se é digital, conseqüentemente o custo é maior, devido ao tipo de investimento e ao material de manutenção. E assim, são vários produtos e serviços com muitas opções de custos. O que acontece muito, é o cliente nos procurar com uma proposta solicitando o que há de melhor, e depois muitas das vezes, acabar fechando um material bem inferior ao que foi por nós proposto. É óbvio que, conseqüentemente o custo também foi menor. O que é pior, é que essa opção inferior nem mesmo chega a ser cotada conosco, o que com certeza muitas das vezes seria um custo mais acessível do que se foi pago. Concluindo, é importante que o cliente pesquise várias opções, ou faça um orçamento em cima da realidade do que se é proposto.
Atualização de equipamentos
É de conhecimento, que na linha de informática, quase que diariamente novos equipamentos vão surgindo. É uma das áreas em que os equipamentos tornam-se obsoletos com a maior rapidez. Mas entendemos, sobretudo, que, equipamentos de última geração são sinônimos de qualidade no trabalho. Para manter a agência atualizada, todo o mês de janeiro, que é um mês mais tranqüilo, fazemos algumas substituições e manutenção geral. Anualmente, fazemos um rodízio dos computadores. Já as máquinas, como por exemplo, plotters e lasers, já são adquiridos os mais atuais em lançamentos, o que sustenta um tempo maior para a troca, mas os mesmo recebem manutenção preventiva mensalmente. Já as copiadoras também passam por uma renovada, mantendo as que estão em perfeito funcionamento e substituindo as mais usadas.
Esse ano, as duas plastificadoras estão também sendo substituídas por novas. Estamos sempre na busca constante de novidades. Um exemplo, é a montagem da oficina, onde estaremos com equipamentos de última geração, como a nova máquina de carimbos, com impressão colorida em até 5 cores diferentes em uma única peça. Carimbos com fotografias, laminações uma ou duas faces, brilho ou fosca, usando processo BOPP, e Polaseal em vários tamanhos, além de outras mais que vamos implementando de acordo com a disponibilidade. O planejamento é que até o início do segundo semestre já estaremos atendendo aqui mesmo na agência, uma boa parte dos serviços ainda hoje terceirizados, facilitando e agilizando o atendimento ao cliente além de gerar mais empregos, mais que isso, profissionalizar mais jovens de nossa cidade.
Os melhores do ano
A Art's Comunicação foi a responsável pela pesquisa "Os Melhores do Ano". Um trabalho pioneiro e inédito, realizado através de pesquisa via internet. O convite da ACIAPSS veio em 2004, ano em que aceitei o trabalho. Como já estava próximo a data do evento e não houve tempo para inovações, entre vitórias e tropeços de um primeiro ano de experiência, mesmo assim realizamos.
É um grande trabalho, que exige muita responsabilidade, dedicação e coragem. Para 2005, foi realizado todo um planejamento estratégico e a idéia agora é melhorar a cada ano que passa, na busca de alcançarmos a excelência máxima e oferecer um evento a altura dos vencedores e agraciados. Cada ano é um aprendizado. Até então, pelo que me consta, essa é a única pesquisa desse porte via internet. É uma criança minha. A programação do Site foi contratada, o qual foi criado com segurança total, exclusivo para a pesquisa. Eu já tenho planos de efetuar alguns ajustes que visam melhorar seu funcionamento num todo e isso inclui um novo layout para 2006, aguardem!
Pesquisa abrangente
Em torno de 1000 pessoas acessaram o site do dia 15/10 até às 00:00h do dia 06/11. Nem todas as pessoas concluíram o voto, mas o montante de votantes, superou em três vezes mais o número em relação ao ano de 2004. Foram votados empresas, profissionais liberais e autônomos em diversos segmentos. Durante todo o tempo da pesquisa, disponibilizamos equipamentos para acesso ao site para os eleitores que por algum motivo não haviam cadastrado o seu voto, além disso colocamos um stand exposto na porta do Sacramento Center nos dias 4 e 5 de novembro para facilitar ainda mais o acesso ao site. Até então, a pesquisa era limitada as empresas e profissionais.
Com a criação do site, a minha idéia foi justamente, fazer chegar a possibilidade de votação ao consumidor final, do produto e/ou serviço. A votação era única, ou seja, havia um pré-cadastramento ao entrar na pág. 2 do site, onde o eleitor se auto cadastrava. Eram solicitados vários dados, os quais passavam por conferências e processos de segurança. Sendo assim, uma mesma pessoa só poderia votar uma vez, após a votação concluída, em uma segunda tentativa, automaticamente o programa emitia uma mensagem "Seu voto já foi cadastrado" e fechava em seguida. Foi realmente uma criação inovadora. O processo de registro já está em andamento. O ano que vem tem mais! A revista eletrônica já pode ser acessada através do www.artscom.com.br.
A 'promoter'
Baseado no sucesso da pesquisa e da realização da festa, é projeto fixar o cargo agora também de 'promoter', aquela que faz a festa acontecer. Não só criamos a inovação, e realizamos a pesquisa, como também fomos responsáveis por toda a organização do evento, desde a contratação da banda ao buffet, decoração, criação de design e confecção dos troféus, e toda a mídia realizada antes, durante e depois, tudo, tudo. E realmente valeu a pena essa grande e nova experiência, e quem sabe o nome da empresa mude mais uma vez devido a esta nova expansão, mas ainda não tive tempo de pensar muito nisso. Vamos aguardar.
Metas para 2006
Hoje, a Art's Comunicação gera seis empregos diretos e em média o mesmo número indiretamente, totalizando aproximadamente de 12 a 15 cargos variáveis. Ainda contratamos alguns serviços na parte de oficina como já foi falado anteriormente, como confecção de brindes diversos, acabamentos, confecções em grande escala, fechamentos de arquivos e emissão de filmes, etc. Mas, a minha meta para o ano de 2006, é que a partir do segundo semestre, boa parte da oficina já esteja em ativa. Agora, tudo será inplementado a medida que houver disponibilidade de mercado aberto, onde a lei da 'oferta e procura' faça valer. Outra meta para esse ano, de acordo com o planejamento, é que a partir de março, toda a parte de serviços e produtos estejam devidamente cadastrados em um sistema único totalmente informatizado e funcional, visando priorizar cada vez mais o melhor atendimento ao cliente, tornando mais ágil e seguro, orçamentos e fechamentos de serviços prestados e/ou produtos. Precisamos e esperamos contar com o apoio de todos, inclusive das empresas públicas e privadas, profissionais e entidades de nossa cidade e região.
Um pouco de Sandra
Sandra Beatriz Silveira Borges, é filha de Antonio Silveira Borges (Toim Preto - in memorian) e Edimar Borges dos Anjos. Sandrinha é gente nossa, sacramentana de coração e alma, é Tecnóloga em Processamento de Dados, com formação pela UNIUBE (1995), com cursos de extensão em Publicidade e Propaganda, Designer e Marketing. Das 24:00h, 12:00h ela passa na agência em total dedicação, correndo atrás de treinar, orientar, atender, entrevistar, apresentar e administrar. Boa parte das outras 12:00h, ela está pensando em como solucionar ou criando novos desafios. Uma coisa é certa, não estaciona no tempo. Está sempre pronta para mais. A proposta é continuar oferecendo o que há de melhor no mercado, com prazer de proporcionar aos clientes de Sacramento e de onde quer que seja, a tranqüilidade de não precisar se deslocar em busca do que se é oferecido na Art's. Com a responsabilidade de quem, em 08 anos, ganhou confiança e credibilidade de muitos consumidores cada vez mais exigentes. Exigentes como Art's.
* * *