Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Antonio Ribeiro mostra China na Revista Veja

O jornalista Antônio Ribeiro é destaque nas páginas da revista Veja, de 9 de agosto último, assinando com outros colegas reportagem especial sobre a China. Jornalista e fotógrafo internacional, o correspondente de Veja, radicado em Paris, fez parte da equipe que durante três semanas vasculhou o país mis populoso do globo, nos seus 9,6 milhões de km2. O resultado do trabalho é mostrado em 97 páginas da revista, com textos e fotos lindíssimas.
O jornalista Antônio Ribeiro, entre os mais experientes profissionas da Veja: três semanas na China

Ao nosso Antônio coube a cobertura na China rural, (11% do território bom para agricultura, o resto são estepes e montanhas) onde vivem 800 milhões de chineses ainda alijados do progresso.

"No campo chinês ainda estão em ação as forças mais retrógradas da história da China, a ditadura comunista e a tradição milenar de exploração dos despossuídos", criticou Ribeiro, na matéria intitulada, "Em algum lugar do passado", cujos registros são abertos com a afirmativa: "A pobreza milenar continua no campo: a modernidade esvaziou aldeias, trouxe poluição e disputas de terras.

O milagre chinês tem de aproximar 800 milhões de uma vida melhor."

A reportagem traz ainda um comparativo entre China e Brasil, além de comparações com continente europeu e os Estados Unidos. Vale a pena ler a matéria completa.
Antonio Ribeiro é filho dos amigos, Luiz Amur Ribeiro (Dr. Amur) e Mariléa Maluf.