A diretoria do Sindicato Rural de Sacramento, em comemoração ao seus 52 anos de fundação, e, também, comemorando o Dia do Produtor Rural Mineiro (7 de julho) e Dia do Agricultor (28 de julho) está realizando nos meses de junho e julho uma série de palestras para os produtores rurais, abordando assuntos que, segundo o presidente do Sindicato, Hermógenes Vicente Ribeiro, são os mais preocupantes da classe. “Hoje, por exemplo, estamos recebendo o Dr. Henrique Schaper, assessor jurídico da Faemg, para falar sobre orientações trabalhistas”, disse o presidente.
“- Nossa intenção é levar informações aos nossos associados no sentido de evitar ou pelo menos abrandar um pouco os problemas mais sérios que hoje estão ocorrendo e inquietando o meio rural, tirando a paz e a tranquilidade que até então reinavam em suas propriedades”, justificou Hermógenes, informando os assuntos abordados: leis trabalhistas, 'contribuição ao INSS - Funrural'; 'segurança no meio rural; comercialização de produtos agrícolas e uma palestra sobre 'Meio ambiente'. “Este dia será chamado de 'Campo Limpo', quando faremos o recolhimento dos vasilhames vazios de agrotóxicos”, adiantou Hermógenes.
Com larga experiência no setor, o contador Luiz Devós, produtor e assessor do Sindicato, avaliou positivamente a palestra. “Da admissão do empregado, das exigências dos exames médicos admissionais, passando pelos contratos de trabalho por tempo determinado, horas extras, descanso semanal remunerado, da proibição ao trabalho do menor de 18 anos, da estabilidade da gestante, tudo foi muito importante, assim como a exigência de material de primeiros socorros, e os cuidados com o uso do agrotóxico”, avaliou, informando que a próxima palestra será dia 30 próximo, às 19h00, com o tema, 'Contribuição de 2,3% ao Funrural', proferida pelo assessor jurídico da Faemg, Francisco Barbosa.