Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pesquisa mostra 90% contra cana-de_açúcar

O ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, João Oswaldo Manzan, concluiu a campanha, “Diga não a cana”, feita na cidade no mês de junho. Depois de 30 aidas foram entrevistadas 1.662 pessoas sobre a questão, com o seguinte resultado:
- 1.487 pessoas contra;
- 175 pessoas a favor.
“A conclusão que tiramos é que quase 90% das pessoas entrevistadas são contra o plantio da cana-de-açucar no município”, comentou Manzan, ressaltando que “essas pessoas estão preocupadas com os problemas sociais que poderão ocorrer, baseadas nos transtornos que vêem em cidades vizinhas, em relação à criminalidade, atendimento à saúde, desenvolvimento social, poluição da terra, do ar e da água”.

Argumentou o ex-presidente do Sindicato que o que mais lhe chamou a atenção foi o grau de conscientização dos jovens. “A maioria dos jovens se preocupa com o futuro de nossa cidade”, disse, lembrando o objetivo de seu trabalho. “Estamos nessa luta tentando mostrar aos produtores rurais que a cana pode até trazer algum benefício, mas que também pode trazer prejuízos irreparáveis”

Manzan está motivando os fazendeiros a não abandonarem a policultura. “Não queremos que os produtores fiquem no prejuízo, por conta da crise do setor de grãos, mas que, se optarem pela cana, que o façam de forma organizada, não prejudicando nosso meio ambiente, nem destruindo aquilo que consideramos importante.

“O trabalho feito pelo produtor é no sentido de que a cana não seja prejudicial à qualidade de vida do município. “Queremos que essa cultura não nos seja prejudicial, mas sim, que traga benefícios. Por isso nos preocupamos, pois se ela invadir nosso município, transformando toda nossa produção diversificada em monocultura , a cidade sofrerá suas consequências, a começar de muitas empresas que deixariam nossa cidade”, disse mais, num alerta aos políticos e produtores do município.