Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Novembro Azul, o Mês do Homem

Edição nº 1595 - 03 de Novembro de 2017

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata  é uma das principais causas de mortes entre os homens,  é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência. No Brasil, é a quarta causa de morte de homens. 

O câncer de próstata é considerado o câncer da terceira idade, visto que a maioria, três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.  A grande maioria dos casos, a próstata cresce de forma lenta, mas alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos. Por isso, o Ministério da Saúde estabelece a idade de 50 anos para os começarem a prevenção, procurando um posto de saúde para realizar exames de rotina. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. Já a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a idade de 45 anos para que os homens façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. O toque retal é o teste mais utilizado e o mais eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que é um indício da doença.  Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo..

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. A estimativa para 2016/2017, divulgada pelo  Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de 61.200 casos. 

A campanha de combate ao câncer  de próstata iniciou no dia 17 de novembro de  1999, na Austrália, onde é chamada de  Movember  (Moustache + November em inglês,  Bigode e Novembro), quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.