Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Câncer de pele: Brasil poderá ter mais de 175 mil novos casos em 2016

Edição nº 1530 - 12 de agosto de 2016

O Brasil é um país tropical. Mesmo nos dias de inverno, o sol está sempre radiante. Com as baixas temperaturas da estação, esquecemos de tomar os devidos cuidados em se tratando do astro rei que com toda a sua imponência e beleza, pode ser um grande vilão.
A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Os números são alarmantes. De acordo com especialistas, são 29% de todos os tumores malignos registrados no país. Entre os tumores de pele, o não melanoma é o de mais baixa mortalidade.
Há também estimava aproximada para o ano de 2016 que chega a ser assustadora. São esperados 80.850 novos casos de câncer de pele não melanoma nos homens e 94.910 nas mulheres. Já o câncer de pele melanoma tem menor incidência e serão para o mesmo ano, aproximadamente 3 mil novos casos entre homens e 2.670 entre mulheres.
Para contrariarmos essa triste e alta estatística, o melhor é prevenir. Principalmente, evitando exposição ao sol entre 10h às 16h, já que os raios ultravioletas são mais intensos nesse período e o maior fator de risco para seu surgimento são queimaduras causadas pelo sol. Deve-se usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou superior, diariamente, mesmo em outros horários.
Quem fala sobre o assunto é o médico Cirurgião Plástico, responsável pela Disciplina de Cirurgia Plástica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Dr. Marco Túlio Rodrigues da Cunha. De acordo com o médico, os números sobre a doença não são amplamente divulgados.
“- Quando se fala em estatística, eles falam de câncer da mama, próstata, minimizando o câncer de pele que é sem concorrência o mais prevalente”, explica e lembra que os índices são altos devido ao nosso clima e à falta de cuidados da população. “Isso acontece por causa da exposição de forma errônea ao sol, falta de orientação em relação ao uso de protetor solar e não uso de vestimentas adequadas”, completa.
O especialista dá algumas dicas de como se prevenir: não podemos deixar a foto proteção de lado. Além do filtro solar. Mesmo no inverno, é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm cerca de 90% das radiações UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. O filtro solar deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa ao sol.
A recomendação médica é de que se aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Reaplique-o a cada duas horas, mas fique atento: esse tempo diminui se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água. Aplique o protetor uniformemente em todas as partes de corpo, isso inclui mãos, orelhas, pescoço, pés.
O Cirurgião Plástico Marco Túlio Rodrigues da Cunha, que é Responsável pela Disciplina de Cirurgia Plástica da UFTM, Membro Associado da ISAPS (International Society of Plastic Surgery) e da Sociedade Iberolatinoamericana de Cirurgia Plástica, assume agora a regência do Capítulo de Ensino de Cirurgia Plástica na Graduação Médica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.