Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Peregrinos uberlandenses passam pela Porta Santa da Basílica

Edição nº 1534 - 9 de Setembro de 2016

Cerca de 500 romeiros vindos de Uberlândia, acompanhados de padres e religiosos da Paróquia São Judas Tadeu estiveram em Sacramento, em visita à Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, participando da caminhada da misericórdia e da missa às 18h30, para receberem  as indulgências do Ano Santo da Misericórdia.
Recebidos na Igreja de Na. Sra. do Rosário, pelo pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, os peregrinos iniciaram o ritual que consiste numa caminhada até a Basílica, seguida da cerimônia de abertura da Porta Santa, entrada na basílica, ablução e missa.
“- O ritual já vem determinado pelo Vaticano. Para os peregrinos de outras cidades iniciamos a caminhada na Igreja do Rosário até a Basílica. Como poderia iniciar na entrada da cidade ou de qualquer outro local. Chegando à Basílica há uma pequena cerimônia em frente à Porta Santa, que se abre a seguir para entrada dos peregrinos, ablução das mãos, início da santa Missa  com as orações indulgenciais”, explica o pároco.
Falando sobre a visita, Pe. Sérgio destaca a importância  das peregrinações. “Elas são para a Igreja de suma importância, primeiro, porque elas ocorrem no contexto do Ano Santo. Esses peregrinos vieram de Uberlândia, onde há uma igreja indulgenciada, mas vieram privilegiar a Basílica, pelo fato de ser a única em todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, por isso, acredito que dentre as Igrejas indulgenciadas pela Arquidiocese de Uberaba, a Basílica teve o seu lugar de destaque, primeiro por ser a única nesta vasta região e, segundo, porque as pessoas querem conhecê-la”.
Reconhece também o pároco que essas peregrinações são também importantes para despertar, regionalmente, o interesse sobre Basílica do Santíssimo Sacramento e pela cidade. “Nós fazemos questão de dar visibilidade não apenas para a Basílica, mas também para a cidade e seus pontos turísticos. E aqui, ouvi de muitos peregrinos, o testemunho do clima de espiritualidade que Sacramento emana. E essas são só as primeiras peregrinações à cidade, de um ciclo que vai durar a vida toda”, afirma, conclamando os cristãos para o Ano Santo Mariano, que começa dia 12 de Outubro, Dia de Na. Sra. Aparecida.
“- Em função dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba, a serem comemorados em 2017, a CNBB lança, a partir do dia 12 de Outubro, o Ano Santo Mariano. E, particularmente nós, sacramentanos, estamos ansiosos e esperançosos pela beatificação do conterrâneo, Pe. Victor Coelho de Almeida. E se isso se confirmar, mais um motivo de peregrinação à cidade natal de São Victor”, destacou.
Acrescenta ainda o fato da cidade ter uma estreita relação com os padres redentoristas que permaneceram na cidade por quase 50 anos. “Além do que temos a história dos redentoristas em Sacramento, que têm um grande know how nesse aspecto, através das mídias: TV, rádio, portais na internet e que vão fazer ampla divulgação da vida e obra de Pe. Victor”, observa Pe. Sérgio, enfatizando milagres reconhecidos em seu nome. “O mais importante para a beatificação é o milagre e ele já aconteceu e já é de conhecimento do Vaticano e, em sendo  reconhecido, padre Vitor será proclamado bem aventurado”.