Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Imagem peregrina de Na. Sra. Aparecida visita cidade

Edição nº 1526 - 15 de Julho de 2016

Devoção, orações e muita fé foi o que se viu em Sacramento durante os seis dias da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a Sacramento. A imagem peregrina chegou à cidade como mulher de serviço e a serviço do amor, intercessora do povo de Deus. A visita de Nossa Senhora  é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário Nacional, em Aparecida, que recebe  um número superior a 10 milhões de peregrinos por ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.  A peregrinação da imagem faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul, em Guaratingetá, a serem comemorados no próximo ano, com a visita do Papa Francisco.

 

Seis dias de intensa agenda
Desde a sua chegada no sábado 9, até a sua despedida nessa quinta-feira 14, foram realizadas inúmeras celebrações reunindo os devotos da santa.
 A igreja de Santo Antonio foi a primeira a receber a imagem no dia de sua chegada, com a missa presidida pelo vigário paroquial, Pe. Vanildo Massaro Brito, que na homilia emocionou os fieis ao  falar do amor da mãe ao povo de Deus e passar com a imagem entre os fieis, que puderam tocá-la. Na manhã do domingo 10, a imagem seguiu para a Basílica do Santíssimo Sacramento para a primeira missa do dia.  E dali seguiu pelas capelas do Alto Santa Cruz, Nossa Senhora do Rosário. Às 15h, esteve presente no Terço dos Homens e encerrou a peregrinação nas capelas dos bairros Perpétuo Socorro e Alto da Santa Cruz, retornando à Basílica para a missa das 19h30.
Na segunda-feira 11, foi dia de visita às creches Rosa da Matta, CAS Padre Antonio Borges e CIJU; à Escolinha Tio Tofe/APAE, dentre outras entidades na área de  abrangência da Basílica e, à noite, missa. Na terça-feira 12, a imagem peregrina permaneceu na Basílica para visitação até às 18h30, quando saiu em procissão para a paróquia de Nossa Senhora D´Abadia, que ficou pequena para acolher tantos fieis que participaram da missa de recepção.
Também na paróquia da Abadia, a imagem foi levada para várias visitas à creche municipal, Lar do Idoso, Casa do Idoso, Nata, dentre outras e, em carreta percorreu  as quatro comunidades da paróquia: São Brás, São Miguel, São Geraldo e Divino Espírito Santo, retornando à matriz para a missa. Na quinta-feira 12, visitação à Nossa Senhora na matriz; às 15h, visita ao presídio, onde foi celebrada a missa com  a participação dos detentos, diretores e funcionários  e, à noite, missa de despedida.
 E a imagem, que representa a mãe, Padroeira do Brasil partiu, deixando todos felizes e abençoados. De Sacramento, a imagem de Nossa Senhora Aparecida seguiu para a paróquia de São Sebastião, na cidade de Tapira, levada para o pároco, Pe. Alvimar Santana Bhering. Neste domingo 17, a imagem segue para Araxá, para a visitação às nove paróquias.