Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em ação

Edição nº 1525 - 8 de Julho de 2016

Operação Pombo Correio prende traficantes em Conquista

Na sexta-feira 1º, a Policia Civil de Conquista, em conjunto com a Policia Militar de Conquista e Uberaba,realizou operação para cumprimento de prisão de 14 acusados, dentre eles um Agente de Segurança Penitenciária da Cadeia Pública de Conquista. Foram cumpridos 12 mandados de prisão por tráfico e associação para o tráfico de drogas; 7 mandados de busca e apreensão. A operação contou com a participação de 18 policiais, 10 Civis e 8 Militares, inclusive do Canil da Polícia Militar de Uberaba.
A investigação foi conduzida pelo delegado Tiago Cruz, de Conquista, com o auxilio do 5º Departamento de Polícia Civil de Uberaba e Delegacia Regional de Araxá, após denúncia da Polícia Militar e teve duração de sete meses.
Durante as Investigações foi identificada uma organização criminosa que praticava tráfico de drogas na cidade e a participação de um agente Penitenciário suspeito de entregar drogas aos presos de uma das celas da Cadeia, daí o nome da operação de Pombo Correio. Além disso, o agente penitenciário também é suspeito de emprestar dinheiro, com cobrança de juros, para familiares de presos. O agente foi acusado de tráfico de drogas, associação criminosa e agiotagem foi transferido para a Penitenciária de Uberaba. Da totalidade de investigados, seis já estavam presos, cinco  na Cadeia Pública de Conquista e  um  no presídio de Sacramento.

 

Furto a residência e um carro furtado

LAS teve a sua residência na rua Mangueira, no Residencial Flamboyant, assaltada na quarta-feira 6. A vítima só se deu conta do assalto às 12h15. Ela saiu de casa às 7h da manhã e quando retornou encontrou o portão social, uma porta blindex de acesso ao quintal e a porta da cozinha arrombadas. Os invasores reviraram os móveis e objetos pessoais e furtaram um monitor de computador, uma impressora HP a lazer e o veículo que estava na garagem, um GM/Montana, placa PUZ-0613, cor branca. De acordo com a vítima, o portão da garagem é eletrônico e estava fechado e não havia nenhum dano aparente. 

 

Três veículos furtados em Sacramento e dois recuperados

I- GDS, residente no Jardim das Oliveiras, teve o seu veículo I/FordFusion, placa DXB-1904, cor preta furtado, no dia 30. Conforme a vítima, ela deixou o veículo estacionado na rua Valteno Bertolucci, por volta das 18h30. Ao retornar, às 20h45, o veículo havia desaparecido.
II- Na terça-feira 5, às19h30, RLRJ teve sua motocicleta Honda/CG 125 Titan, placa, DHN-0534 furtada. A vítima explicou à PM que estacionou a moto na rua Sílvio Crema, bairro Rosário e se  ausentou  por alguns instantes, quando retornou, cadê o veículo? Mas RLRJ, felizmente teve sorte, pois, na quarta-feira 6, por volta das 15h, a moto foi localizada nas proximidades do ribeirão Borá, no bairro Cajuru, sem o escapamento.
III- Na quarta-feira 6, LOBO acionou a PM às 21h30, relatando que deixara o seu veículo VW/GOL, placa CRL-8788 estacionado na rua Júlio Peral Garcia, bairro João XXIII, mas quando retornou  o veículo havia desaparecido. A PM saiu em rastreamento e durante o patrulhamento deparou com o carro estacionado na rua Assyncrito Natal, sem nenhum ocupante. O veículo estava com as luzes do painel ligadas e uma tesourinha pequena próxima a ignição, dando a entender que teria sido utilizada para uma ligação direta. Nada foi furtado do  interior do veículo. A vítima disse que deixou o veículo trancado, mas não havia sinais de arrombamento.

 

Mulher é presa ao tentar entrar no presídio com celular nas partes íntimas

No sábado 2, às 10h13, a PM foi chamada ao presídio local, onde  uma mulher havia tentado entrar no local de posse de um celular escondido nas partes íntimas. Os Agentes Penitenciários informaram que a autora TAC foi  ao presídio de Sacramento visitar o detento GES e, ao ser submetida à vistoria com o detector de metal, o alarme disparou. Foi solicitado à autora para retirar o piercing do umbigo e o detector novamente apitou. A autora, então,  foi levada a uma sala por Agentes Penitenciários femininos para uma busca mais detalhada, mas nada foi encontrado. TAC retornou ao portão de entrada e, novamente, o detector acusou que ela portava algum objeto de metal. Levada novamente à sala e submetida a um procedimento detalhado, ela confessou que estava com um aparelho celular em sua vagina.
 TAC foi encaminhada ao Pronto Socorro de Sacramento, onde o aparelho foi retirado pelo médico de plantão. TAC relatou que estava levando o celular para seu marido, que a teria ameaçado na última visita, dizendo que, se ela não levasse o celular, ele a mataria. O celular foi apreendido e TAC presa.
Nesse início de mês, a região  foi surpreendida por várias ações das polícias Militar e Civil no combate ao crime de furto, roubo e tráfico, principalmente.  A primeira ação aconteceu na cidade de Conquista, na sexta-feira 1º, com a prisão de uma quadrilha de traficantes (12 pessoas), incluindo um agente penitenciário.  Na terça-feira 5, a Polícia Civil de Franca (SP) localizou uma plantação com 25 mil pés de maconha em uma fazenda. Uma pessoa foi presa.  As plantas renderiam cerca de duas toneladas da droga.
No mesmo dia 5, em Uberlândia, a Polícia Militar apreendeu mais de meia tonelada de maconha  (568 kg).  Dois homens foram presos. Ainda na terça-feira 5, o Gaeco cumpriu cinco mandados de prisão contra uma  organização criminosa que atuava em roubos a mão armada de caminhonetes na região. Seis caminhonetes foram recuperadas. O sexto integrante está foragido.  Na quarta-feira 6, enquanto a PM  de Conquista atendia a um chamado de veículo em chamas no distrito de Jubaí, cinco homens assaltaram a agência da Caixa Econômica Federal e  o Banco Sicoob Credicoonai.
E em Sacramento, entre os dias  30/6 a 6/7, foram registrados três furtados e dois recuperados; 1 furto a residência, além de tráfico de drogas dentre outros. Felizmente, a Polícia não para. Confira o resumo das ocorrências.

 

PC localiza plantação com 25 mil pés de maconha em fazenda em Franca

Uma plantação com 25 mil pés de maconha foi descoberta e destruída pela Polícia Civil na zona rural de Franca (SP).  Um homem que fazia a vigilância do local foi preso e outro conseguiu fugir. Segundo a Polícia Civil, as plantas renderiam duas toneladas da droga.
De acordo com o delegado Eduardo Lopes Bonfim, o local foi encontrado a partir de uma investigação iniciada em outubro de 2014, quando outra plantação foi encontrada nas imediações do Jardim Aeroporto. “A gente tinha notícias de que a mesma pessoa dona daquela plantação estaria plantando noutro  local, então começamos a fazer uma varredura há alguns meses, até que  encontramos e montamos uma campana no local”, afirmou.
Na tarde de terça-feira 5, dois homens faziam a vigilância dos pés de maconha, quando foram surpreendidos pela Polícia.  Houve troca de tiros e um deles conseguiu fugir por uma mata próxima. O outro vigia,  de 31 anos, foi preso. Um revólver calibre 38 e uma espingarda CBC 38 foram apreendidos.
O Delegado relata ainda que a  quadrilha possuía estrutura para manter a plantação, com bomba d'água e mangueiras, além de um laboratório para secagem da droga e, não  descarta a hipótese de que o grupo mantenha outras plantações semelhantes na região. E é categórico em afirmar que “há pessoas financiando isso tudo, não é barato manter uma plantação dessas”.

 

PM apreende 568 quilos de maconha, armas e prende dois homens

Na terça-feira 5, a PM de Uberlândia  prendeu dois homens, de 40 e 45 anos, e apreendeu 568 quilos de maconha, um carro e duas armas, numa propriedade localizada no setor de Chácaras Douradinho. A operação desencadeada pela PM  começou por volta de 8h, quando um policial à paisana, reconheceu a placa de um veículo que estava sendo procurado. Abordado com dois ocupantes, o motorista conseguiu fugir, deixando para trás o comparsa. No veículo, roubado no Rio Grande do Sul e com placas clonadas de Santa Catarina, foram encontrados vários tabletes de maconha. O foragido também foi preso pela PM, em uma casa no bairro Santa Mônica. Dali partiram para a chácara onde foram encontrados, graças aos cães farejadores da Rocca, mais 500 kg de droga enterrada em barris plásticos.
Os presos e os materiais apreendidos foram levados para a Polícia Federal por suspeita de se tratar de tráfico internacional de drogas.


Cachorro furtado leva PM a traficantes

No dia 1º, às 17h15, a PM recebeu informações de que, um cachorro furtado teria sido trocado por drogas na casa de um traficante conhecido no meio policial por N. No local, a PM teve contato com um menor infrator, também morador da casa. Durante as buscas, encontraram uma porção de maconha prensada e uma bucha de maconha embalada em papel filme com peso aproximado de três gramas. A guarnição foi informada que N estaria em outra residência próxima. A PM seguiu para o local e, ao se  aproximar, viu um indivíduo pulando muros e se evadindo pelo pasto. Na casa foi encontrado  o cachorro da raça ShihTzu, que foi reconhecido pela proprietária.  Os materiais apreendidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil juntamente com o menor.


Enquanto PM atende ocorrência em Jubaí, duas agências bancárias são assaltadas em Conquista

Às 3h da manhã da quarta-feira 6, a PM de Conquista recebeu chamado  de que um veículo que ficava estacionado na rua, estava em chamas no distrito de Jubaí, cerca de 20 km distante de Conquista. Uma viatura com dois policiais seguiu para o distrito. Logo que chegaram ao povoado, receberam chamado de que as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sicoob Credicoonai estavam sendo assaltadas. Da CEF, os autores levaram   um cofre contendo dois revólveres calibre 38, um da marca Rossi, outro Taurus; três pares de  colete balístico  e os crachás dos vigilantes. Do Sicoob Credicoonai, os assaltantes arrombaram a porta, mas nada foi levado.
Encerrados os trabalhos em Conquista, a equipe retornou a Jubaí, onde ouviram pessoas. Uma delas relatou que ouviu o barulho e, ao acender a luz e abrir a janela, viu o carro em chamas e duas pessoas correndo e entrando num carro, que saiu  em alta velocidade. A PM constatou que os autores quebraram o vidro da janela do passageiro e atearam fogo usando gasolina. O veículo ficou com a parte interna bastante queimada.
De acordo com o BO, os cinco assaltantes ocupavam uma Saveiro Cross, de cor branca. Segundo  uma testemunha moradora próxima aos bancos, apenas um dos autores estava portando uma arma curta e  efetuou um disparo.  Há a suspeita de que o incêndio no veículo em Jubaí foi realizado para retirar a viatura do perímetro urbano para efetuarem o  assalto aos bancos.

 (Fontes: 184ª Cia PM Sacramento; Depol Conquista/Correio de Uberlândia.W.Tardelli/EPTV.GCN/Jornal de Uberaba/Redação ET)