Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Presídio de Sacramento: Mais oito detentos concluem curso de costura

Edição nº 1430 - 05 Setembro 2014

Oito detentos do Presídio de Sacramento receberam os certificados de conclusão do curso de costura promovido pela Sak´s. Essa é mais uma ação de promoção humana da empresa que, em parceria como presídio, formou a primeira turma em 2012, para prestrar serviços de costura na empresa.  

Já são 16 profissionais aptos no ramo da confecção de bolsas, iniciativa que, além de profissionalizá-los, ainda ajuda a resgatar a cidadania por meio do aprendizado de um ofício e futuro encaminhamento ao mercado de trabalho, conforme explica o  diretor geral do presídio, Leandro Fachinelli Toledo.

“- Vimos sempre buscando parcerias com a sociedade para melhorar, dentro do âmbito do presídio, a questão da ressocialização, para que os detentos tenham oportunidades de trabalho quando saírem do sistema prisional. Eles fazem parte da sociedade e é para lá que retornarão, por isso a importância dessa formação”, destaca, reconhecendo o grande benefício prestado pela Sak's.

“- Quando uma empresa oferece essa oportunidade, através de uma parceria com o presídio, ela está contribuindo para que esses cidadãos estejam preparados para viver lá fora. E, com certeza, eles sairão daqui como pessoas melhores que entraram”, afirma, dando a boa notícia de que, cerca de 30% dos 110 detentos já estão inseridos no mercado de trabalho. “Temos hoje mais de 30 detentos que alcançaram essa ressocialização através do curso e hoje já estão prestando serviços na Sak's, como profissionais na fabricação de bolsas”. De acordo com o diretor Fachinelli, em breve, outros seis detentos receberão os certificados de conclusão do curso de pedreiro, que já estão trabalhando na obra de construção de duas salas de aula, que serão usadas por eles mesmos a partir do início do próximo ano. E uma nova turma com 15 detentos iniciará o curso de carpinteiro, também pelo Pronatec.  O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pela presidenta Dilma, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. 

A Instrutora do curso, Isabel Cristina Pinhal, mais uma vez fala da satisfação pela formatura da nova turma. “É com satisfação que vejo mais um curso concluído e mais uma vez posso dizer que a experiência é única pelo interesse, o esforço, a dedicação de cada um deles em aprender, cada passo é uma nova descoberta e quando concluem a peça é uma emoção muito gratificante tanto para mim, quanto para eles, que vibram ao verem a bolsa pronta. É muito gratificante!”, reconheceu.

Para o Defensor Público, Diego Duarte de Faria, “é muito importante essa profissionalização dos detentos, que terão um ofício ao saírem da prisão, sem contar que abatem a pena trabalhando, isto ,  para cada três dias trabalhados é um dia a menos de pena. Hoje, o objetivo do presídios não é só manter a pessoa presa, mas prepará-la para ser  reintegrada à sociedade e, para isso, a sociedade precisa ajudar. Não adianta só cobrar é preciso acreditar na recuperação dessas pessoas ”. 

 

Palavras de estímulo e confiança

Presentes à solenidade de entrega dos certificados, além da diretoria do presídio e do defensor público, prestigiaram também a solenidade, Gabriela Borges Pavanelli,  representando o diretor-proprietário da Sak´s, José Renato Marques; Marco Aurélio Almeida, Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social; Maria Madalena Fraga Brás, coordenadora do Amor Exigente, da Pastoral Carcerária e do Conselho Municipal Antidrogas (Comad); Maria Bethania Bessa Florêncio, psicóloga do presídio, cada um deixando sua mensagem aos concluintes. 

 “Parabenizamos todos vocês pela vontade de aprender. Sabemos que não é fácil fazer o curso, porque vocês  nem sabiam costurar, mas venceram, estão prontos para uma nova etapa. Agradecemos-lhes pela dedicação e  serviço e gostaríamos que se sentissem realizados com essa certificação, pois ela lhes  abrirá as portas para o trabalho”. (Gabriela Borges Pavanelli).

“Vocês conhecem bem as leis  civil, mas da lei do amor que é aquela que serve para todos nós que estamos aqui  no mesmo universo e este é um momento de reflexão: Erramos? Quem nunca errou? Mas, hoje, vocês estão diante do trabalho querendo renascer para a caminhada, começar de novo e ela começa com a reconstrução, porque ,  nada muda, se não nos mudarmos. Este é um momento de valorização do início de uma nova etapa, de uma nova confiança que todos estão depositando em vocês que são dignos disso”. (Marco Aurélio Almeida)

“É muito gratificante ver a evolução e o aprimoramento do oficio em cada dia,  é bonito    poder ver mãos ainda aprisionadas são capazes de realizar trabalhos tão delicados e especiais. Às vezes, as circunstâncias e  acontecimentos na vida, parecem nos colocar em lados opostos, mas eu, particularmente, penso que  não são opostos, são lados talvez diferentes, que começaram a existir depois de termos feito escolhas diferentes, pois diferente nem sempre significa oposto. Neste momento, as grades nos separam fisicamente, mas os pensamentos e  sentimentos jamais são aprisionados, por isso se procuramos alimentá-los de maneira saudável e positiva, as grades desaparecerão e é isso que vocês estão buscando, uma maneira saudável de ocupar as mentes  e se preparando para o futuro, vocês estão caminhando para uma nova vida, em busca de dias melhores”.   (Maria Bethania Bessa Florêncio)

 

 “Encho-me de alegria por ver o crescimento e desenvolvimento de vocês a cada dia, a vontade de mudança de cada um. Acredito muito no ser humano e na sua capacidade de mudar, e cada um de vocês que vai para a capacitação, aprende um ofício e vai para o  trabalho, me dá a certeza de que estamos no caminho certo e agradeço por isso. Sinto-me muito honrada cada vez que sou convidada para essa solenidade que coroa a busca de vocês para uma vida diferente e digna para vocês e suas famílias”.   (Maria Madalena Fraga Brás)